quinta-feira, 11 de julho de 2013

OS TUBOS E AS TINTAS

Prosseguindo com as minhas notas de pintor amador junto hoje as referentes às tintas e aos tubos que as embalam. São notas feitas sem preocupação de estilo ou forma. Apenas apontamentos que, talvez despertem curiosidade, e possam ser úteis a quem pinta.

                                                                                                                                 TUBOS – TINTAS
Os tubos de óleo já contêm óleo pelo que se deve ter em conta este aspecto na pintura . Os tubos já trazem as tintas misturadas pelo que este é outro aspecto a ter em conta quando se pinta , por ex. um tubo de verde tem certamente na sua composição o azul e o amarelo etc...
Ver bem o tubo antes de usar – a cor é opaca,O;semi-transparente ou semi-opaca, T/O; transparente,T.
A resistência à luz : *** muito resistente;** resistente;*pouco resistente.Se é ou não miscível com outras – MF/O, fugaz .Em relação à solidez e estabilidade : AA ou xxxx  muito sólida e estável ( neste caso não leva a letra M ) ; A ou xxx sólida ; B ou xx relativamente sólida ; C ou x  fugaz ( neste caso não leva o F ) .                                Ainda existem nos tubos outras indicações como por ex. quais os pigmentos utilizados . Em relação à qualidade encontramos as referências artistas ou profissionais , extra-finas,finas e estúdio. As melhores são as cores artistas e profissionais , são as que têm melhores pigmentos e são mais permanentes .
Outro aspecto importante a  conhecer é a oleosidade das cores : muito oleosas a siena queimada,o carmim,o cobalto,o viridian (esmeralda),os cádmios,terras e negros de fumo e marfim ;semi-oleosas o ocre,os amarelos e o azul ultramar ; baixa oleosidade os brancos de chumbo e zinco,o vermelho de veneza,o vermelhão,o violeta de cobalto e o negro de marte .
As cores tóxicas são indicadas com uma cruz negra sobre um fundo vermelho.As mais tóxicas são as compostas à base de chumbo, o “céruse”, o vermelhão,verde véronése e o verde esmeralda.

AZÚIS

Prússia – é um azul esverdeado , frio e instável . Com os vermelhos dá negros .Bom para obter verdes. Devido à sua instabilidade é preferível usar o monastral ou a ftalocianina. Escurece com o tempo . Empregar só em estado puro e nunca sobre fundo branco . Grande poder colorante,apaga as outras cores à sua volta.
Cobalto – vivo e rico , dá céus claros e usa-se nos tons de carne . Com o vermelhão dá belos céus . Não juntar óleo , semi-transparente mas cobre bem e apesar de muito oleoso seca bem . Com os cádmios amarelos dá azúi finos e verdosos. Com os cádmios e sienas ou ocres dá verdes suaves utilizados pelos paisagistas para horizontes . Nunca pintar com cobalto sobre uma camada que não esteja bem seca , tem tendência neste caso para estalar . Escurece com muita luz. Não utilizar empastado,seca mal e estala.
Cerúleo – algo esverdeado , seca bem , dá céus opacos . Mistura bem com o ultramar e o cobalto .Cor densa ,opaca, permanente,sólida,cobre bem .Mistura em geral bem com as outras cores.
Ultramarino –  azul violeta , seca lentamente , semi-transparente,resistente à luz . Misturado com a alizarina dá belos violetas e telhados ao sol, com os amarelos verdes vegetais , com o ocre dá verdes usados pelos paisagistas e cinzentos finos .Com o branco dá belos azúis claros, avioletados.Com a terra de sombra queimada dá cinzentos. Com a esmeralda e branco dá verdes delicados e com cádmios verdes intensos . Para empastar  deve encorpar misturando outra cor .
Phtalo – obtido do petróleo,escuro ,transparente,estável, cobre bem .
Indigo – é um azul ligeiramente acizentado , intenso,produzido hoje sintéticamente .
Os azúis com rosa dão violetas claros .Criam espaços.
CÁDMIOS – Apareceu em 1816,cor feita à base de metal e de enxofre com cores variando do amarelo ao vermelho.Cor brilhante e viva ,de grande pureza,colora e cobre bem,resistente à luz e às intempéries,pode ser usada em exteriores.Misturam-se bem com todas as cores ,excepto com os crómios e chumbo.Dá verdes e laranjas intensos.
O cádmio é tóxico.
CRÓMIOS – são perigosos se misturados com o vermelhão e os cádmios,escurecem com o tempo e retiram brilho e luz às cores.

VERDES

Permanente- s/o,claro,luminoso,resistente à luz.
Esmeralda – verde vigoroso azulado claro , transparente , permanente  e muito estável . Brilhante para áreas ao sol . Seca bem mas lentamente,não serve para empastar,estala . Misturar com cuidado .Pode ser utilizado em “glacis”.
Vessie – verde amarelado , semi-transparente . Com o esmeralda dá um verde cádmio escuro .
Crómio – com a terra verde dá um verde claro amarelado .
Limão – com azul dá verde escuro .Com rosa dá um alaranjado . Verde limão intenso com azul dá um verde brilhante .
Terra verde  – semelhante às terras , opaca , oleosa , permanente , semi-transparente , seca bem e escurece com o tempo .
Cinábrio – cobre bem , semi-transparente .
Phtalo- azulado,s/t,estável.
Véronèse – oxida com o ar , não misturar com vermelhão ou cores com chumbo. Defender esta cor com verniz .
Prússia – deve ser empregue só em estado puro . Não empregar sobre fundo branco .
Os verdes com sienas dão verdes folhagens ; com laranja castanhos claros ; violetas dão verdes azeitonas ; com laranjas e violetas dão negros fumo ; com castanhos dão uma larga gama de castanhos ; verdes mais sombras dão verdes relva , relvas . Para obter um verde Kaki misturar verde claro com carmim ,mais amarelo e se necessário juntar uma ponta de negro .
Os azúis com amarelos dão verdes opacos c/ uma ponta de branco.S/o com amarelos.O ocre aquece os verdes.O Nápoles aclara e arrefece,substitui o branco.

VERMELHOS

Cádmio – claro e opaco . Seca lentamente . Com amarelo cádmio dá laranjas ricos e com azul  gera castanhos mates . Com siena queimada gera um vermelho quente , com carmim um laranja frio . Com alizarina dá  um vermelho primário . Não misturar com esmeralda ou prússia .
Alizarina – vermelho escuro transparente , seca lentamente . Bom para velaturas aplicado em camadas finas . Com sienas e negros dá cinzentos quentes e frios . O alizarina carmim é uma laca . O ”Cramoisie d’Alizarine” cobre bem,transparente,bom para misturas,seca lentamente.
Carmim – com negros e sienas dá  cinzentos quentes e escuros .
Vermelhão – opaco , cobre bem e seca rápido mas instável á luz . Escurece e acinzenta ao ar . É necessário isolá-lo com um verniz . Com o carmim  esfria e aquece com a terra de siena queimada . Só misturar com branco de zinco , com o titânio é perigoso . Oxida com o ar . Nunca misturar com o verde Véronèse ou cores com chumbo .
Claro – bom para misturas , dá bons cinzentos com o cobalto e o cerúleo .
Março/Marte – semelhante às terras , transparente .
Magenta – semi-transparente , com azul dá violeta .
Veneza/Sevilha – usar com parcimónia pois penetra nas outras cores , secagem média .
Os vermelhos com amarelos dão laranjas ;com laranjas dão vermelhos laranjas escuros.
As lacas devido à sua transparência não anulam as cores que tapam. Usar de preferência em glacis muito diluídos , perigoso misturar as lacas com outras cores . Com o branco desaparecem .

LARANJAS

Cádmio – opaco , oleoso .Luminoso.
Amarelo persa – opaco .
Os laranjas com verdes dão castanhos claros , com violetas castanhos escuros . Com os vermelhos geram laranjas escuros ou vermelhos alaranjados , com amarelos dão laranjas claros  ou amarelos laranja . Laranja forte com uma ponta de azul dá vermelho inglês .
TERRAS
Siena natural – transparente , castanho amarelado , secagem média e é perigosa por absorver muito óleo . Com siena queimada dá castanho claro .
Siena queimada – transparente , quente , secagem média , avermelhada . Boa para velaturas , misturas quentes e para rebater outras cores .Cor sólida,resistente à luz,cobre bem.
Sombra queimada – cor terra quente e avermelhada escura , permanente , estável , seca rápido . Utilizada para sub-camadas .
Sombra natural – permanente , semi-opaca , estável , seca bem . Castanho amarelado transparente . Boa para misturas e sub-camadas .Suaviza azúis,amarelos e verdes.
Não aplicar terras sobre fundos brancos .
Sépia – não é uma terra mas um castanho escuro .
Van Dyck – é um belo castanho escuro,s/o . Pintar só sobre superfícies bem secas para não estalar .
As terras devem ser bem oleadas pois absorvem muito óleo.As terras escodem as cores que tapam. Nunca empregar terras sobre zinco .

AMARELOS

Cádmio –  cor forte , opaca , seca lentamente , usada também em velaturas . Com vermelho dá laranja avermelhado ; com cobalto verde claro .
Crómio – perigosa , pouca permanência .
Ocre amarelo – opaco , semelhante às terras , seca bem , suave , mistura-se bem com as outras cores , tem um forte poder colorante . Com vermelho ferro dá  um siena avermelhado , com vermelhos dá uma gama de laranjas finos . Com o ultramarino e azúis dá verdes  para paisagens . O ocre é estável , sólido , não se altera com o calor e a luz , rebate as outras cores , quebra os brilhos , esverdeia o cobalto , os sienas e os negros mas cria vivacidade nos sienas e vermelhos . Juntando ao ocre um pouco de verde e uma ponta de carmim obtemos o famoso verdaccio dos mestres italianos . Olear bem.
Limão – clara e fria , seca lentamente . Com ultramarino e cobalto dá uma gama de verdes . Com rosas e carmim dá amarelos laranjas .O limão cádmio com negros dá tons azeitona , bons para folhagens . Com bastante azul dão verdes esmeralda . Uma ponta de limão com carmim desmaiado dá rosas . Uma ponta de limão com azul intenso gera um azul cobalto . Limão intenso com uma ponta de carmim dá uma cor ouro .
Nápoles – opaco , cobre bem ,estável, um amarelo areia .Não misturar com zinco,ferro e estanho.
Os amarelos intensos com uma ponta de negro e de azul dão verdes garrafa .

BRANCOS

Titânio – espesso , opaco , seca bem , sólido e estável nas misturas,colora e cobre bem . Não utilizar nas sub-camadas . Os brancos em excesso tornam as outras cores ternas , mortiças .Zinco – semi-transparente , secagem média,excepto quando misturado com terras e ocre. . Cobre menos que o titânio . Pode ser empregue em velaturas e transparências. Estável e durável , resistente à luz . Mistura-se bem com todas as cores . Não usar nas primeiras camadas .
Transparente – bom para suavizar as outras cores .
O branco com amarelo limão dá um verde claro ; com amarelo cádmio um rosado ; com ocre amarelo claro ; com siena natural um tom carne ; vermelho dá rosas ; carmim rosa luminoso ; sombra queimada castanho terra ; esmeralda um verde pálido azulado ; com azúis  dá azúis de tons suaves . Com os pretos dá cinzentos .

NEGROS

Marfim – calcinação de ossos,carbono,minerais.Semi-transparente ,intenso,estável, sólido, seca lentamente . Contém azul ou vermelho.Mistura bem e dá misturas com surpresas . Com o amarelo cádmio e o ocre dá verdes excelentes .
Lâmpada ou vela – carbono puro obtido por combustão de lenha , de carvão ou petróleo.
Estável,fino,mistura ,colora e cobre bem.Tonalidade amarelada.
Março – óxido de ferro,opaco,estável,mistura e cobre bem,denso.Bom para empastar e trabalhar a espátula.    
Muitos pintores recusam o negro na sua paleta. Não é bom abusar do negro em pintura , os pigmentos por vezes não são suficientemente sólidos e provocam rachas  , além de escurecerem as outras cores próximas .Para remediar este fenómeno muitos pintores adicionam uma ponta de branco ou de outra cor para quebrar a sensação de ausência e vazio provocada pelo negro .
O negro c/ultramar dá um verde esmeralda,com Siena um “garance” escuro.

VIOLETAS

Cobalto – opaco , seca bem . Não misturar com o ocre e ferro.
Marte/Março – opaco , seca bem , permanente .
Com o vermelho cádmio e o cobalto os violetas geram violetas finos , suaves . Com o carmim e o ultramarina dá púrpuras . Com o laranja dá um castanho escuro .

CINZENTO PAYNE

Composto  de negro de março ou de carbono,cerúleo ou indigo.Juntar verde cobalto ou vermelho de março.Cinzento frio,azulado.Bom para modificar ou colorir outras cores. Suaviza os azúis,castanhos e verdes.
Nota final – o pintor pinta com cores que representam imperfeitamente a realidade , apesar do aperfeiçoamento constante das  técnicas de fabrico das tintas . A natureza é mais rica e variada que a paleta .

CORES COM MAIOR PODER DE COBERTURA

Brancos de titânio e prata*;amarelos de nápoles*,crómio e cádmio;ocres*;vermelhão* e vermelho cádmio;cerúleo*;verdes de crómio*,véronése*e cobalto (contêm chumbo).

CORES MAIS TRANSPARENTES

Branco e amarelo de zinco;laca de “garance”;azúis prússia e ultramarino;verde esmeralda;siena natural e queimada;terra sombra natural;negro de março.
As cores transparentes não devem ser aplicadas em camadas espessas – estalam.
As cores com chumbo são mais sicativas,como o amarelo de março,o violeta de cobalto e de março e o cobalto.

A História das cores

Primitivas – ocre
Antiguidade – vermelhão,cobalto,branco de chumbo,terras
Idade-Média – amarelo nápoles,púrpura
Séc. XVIII – branco de zinco
Séc. XIX – prússia,cerúleo,esmeralda,violeta de cobalto,amarelo limão
Séc. XX (1908) – branco de titânio

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