segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A GANÂNCIA CONTINUA A FAZER VÍTIMAS

Segundo tem sido noticiado centenas de empresas portuguesas estão com a corda na garganta, perderam milhões de euros e algumas estão à beira da falência.
No caso não foi a crise a causadora desta situação, mas a ganância de ganhar dinheiro sem trabalhar, isto é, criar riqueza sem estar ligada à produção, a tal economia de casino.
Passando por cima dos aspectos técnicos a coisa resume-se no seguinte: os bancos e as empresas faziam um contrato ligado à flutuação da taxa Euribor;
as empresas ganhavam caso a dita taxa subisse acima de determinado valor, e perdiam se ela descesse abaixo do patamar contratado.
Foram manobras deste género que estão na origem da crise que assolou os EUA e a UE.
A questão levanta muitas interrogações, aqui vão algumas.
Como é possível permitir estas jogadas que colocam em risco não só empresas mas também a economia de um país?
Isto não tem regulamentação?, quem fiscaliza tais aventuras?
Certamente muitos trabalhadores vão cair no desemprego, sofrendo eles e as suas famílias a irresponsabilidade deste sistema de risco fraudulento e quem vai pagar a factura são os contribuintes. Não é a solidariedade social que está em causa, mas os responsáveis por isto ficam sem sofrer qualquer consequência, o que é na verdade tremendamente injusto.
Agora, muitos destes "empresários" irresponsáveis (sabiam bem o que arriscavam),e sem consciência social, vão começar a pedir ao Estado que os auxilie e, naturalmente, alguns vão conseguir subsídios para os seus crimes, tudo dependerá dos conhecimentos e cunhas. 
Este é o sistema que nos rege e que os governos não mudam, pois estão ao seu serviço.  

domingo, 27 de fevereiro de 2011

MAIS UM ADIANTAMENTO

A moção de Sócrates ao XVII Congresso do PS afirma que "Não estão reunidas as condições para a realização do referendo sobre a regionalização nesta legislatura".
Em 2009 a regionalização para Sócrates era uma "reforma indispensável e urgente".
Só há dois países na Europa que não fizeram a regionalização, nós e a Irlanda, dado que a Grécia iniciou em Janeiro a sua regionalização. Azar ou coincidência são os três países em maior dificuldade na UE.
Há sempre uma desculpa para ir protelando a regionalização, facto que evidencia que o "poder central" seja PS ou PSD não está disposto a perder o quero, posso e mando, a subserviência e o beija-mão na distribuição das prebendas.
Com o pretexto de que a regionalização pode trazer mais caciquismo, os Caciques centrais impedem a democratização do poder .

O AMBIENTE POLÍTICO INIMIGO DO AMBIENTE

O Programa da ONU para o Ambiente (Pnua), publicou recentemente um relatório com estudos que demonstram que o crescimento económico e a protecção do ambiente são compatíveis.
Caso se investisse anualmente 2% do PIB global nos sectores da agricultura, energia limpa, pescas, florestas, gestão de resíduos e da água entre outros sectores "verdes", a economia mundial cresceria a um ritmo superior ao actual, mais sustentável e com repercussão positiva no emprego.
E nós, que estamos em recessão, vamos ter de devolver a Bruxelas 121 milhões de euros destinados à agricultura por falhas na sua aplicação e controlo nos anos de 2007 e 2008. No ano passado tivemos de devolver 45  milhões pelos mesmos causas, relativos ao ano de 2006.
É desesperante tanta incompetência, necessitados e criminosamente perdulários.
Mais, está neste momento para ratificação na Presidência da República um novo decreto-lei para facilitar ainda mais os PIN´s. Vale a pena fazer um pequeno exercício de memória: em 1994, com o Cavaco, criaram-se os "projectos estruturantes" que, desde que ultrapassassem os 500 milhões de euros, tinham a sua aprovação rápida; depois vieram os PIN (Potencial Interesse Nacional) para os projectos que tivessem 25 milhões de euros; agora o diploma que aguarda ratificação desce o investimento para ser considerado PIN para 10 milhões de euros.
A experiência destes 17 anos de "projectos" é aterradora, à boleia de promessas mirabolantes de milhares de novos empregos e desenvolvimento económico sabotou-se o ordenamento do território, invadiu-se áreas classificadas e de reserva, mutilou-se paisagens em troca de cimento.

Pelo visto ainda não chega a fúria destruidora, agora com 10 milhões já se pode subverter todas as leis.
Bem se esfalfa a ONU com relatórios e recomendações para um desenvolvimento sustentável e inteligente, o "mercado" é que manda e há sempre poderes que lhes obedecem.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

CURTA AUSÊNCIA

Após um vírus que atacou o computador, felizmente já curado, retomo esta conversa virtual com os visitantes do blogue referindo dois pontos.
No último comentário aqui publicado perguntava para que servem afinal os espiões, o pessoal das embaixadas dedicados a essas coisas, certamente muito bem pagos, mas que raramente acertam nas previsões e são sempre ultrapassados pela vida e pela história.
Reparem neste naco de prosa do serviço de informações na Líbia (segundo os jornais), e já com o processo em andamento: "...O povo não parece sentir um mal-estar pelo facto de viver em ditadura..."
Viu-se!
O segundo ponto é referente às portagens na Via do Infante que, segundo veio a público, começam a 15 de Abril. Depois de tanta bravata dos autarcas, ameaças de boicotes e sei lá o que mais, curvam as cabeças e resignam-se.
A promessa do governo de só avançar com as portagens depois de concluídas as obras de requalificação da 125 ficaram no tinteiro. Vamos ter portagens sem os melhoramentos na 125, a qual mesmo melhorada nunca será alternativa à Via do Infante.
Precisamos é de alternativas a toda esta gente.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

NOSSA SENHORA DA AGONIA



PDM´s

Parece que acabam de descobrir que o atraso na revisão dos Planos Directores Municipais do Algarve é uma das causas da elevada taxa de desemprego na região.Quem o disse foi o Luís Gomes, líder do PSD algarvio e Presidente da Câmara de VRSA.
Ora acontece que o PDM de VRSA já tem 18 anos e Luís Gomes vai no segundo mandato.
Qual a razão de os PDM´s não terem sido revistos? Se não foram revistos foi por que os autarcas camarários não quiseram, e não quiseram para poderem através de planos de pormenor ir assassinando os PDM´s a favor, designadamente, de novas urbanizações e condicionando o futuro dos seus concelhos com factos consumados.
No nosso entender esta destruição do património algarvio é a principal causa da diminuição do investimento no Algarve terceiro mundista, e da não criação de emprego e novas actividades a complementar o Turismo.
Há quantos a nos se alerta para este perigo?, deram ouvidos?, parece que não.
O crime compensou a especulação e prejudicou a região.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

QUADRA DE ANTÓNIO GEDEÃO

FECHO OS OLHOS POR INSTANTES
ABRO OS OLHOS NOVAMENTE
NESTE ABRIR E FECHAR DE OLHOS
JÁ TODO O MUNDO É DIFERENTE



O que é permanente no mundo é a mudança, coisa que o nosso Camões bem retratou com o mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, todo o mundo é composto de mudança, e que Gedeão bem sintetizou nesta quadra.

YouTube - "SHARE OU NÃO SHARE" - "TGV" - PACO BANDEIRA - 2010

YouTube - "SHARE OU NÃO SHARE" - "TGV" - PACO BANDEIRA - 2010

AINDA OU DE NOVO A BANCA

Já aqui referimos que é escandaloso que vários bancos, por exemplo o BCP, BES, BPI e Santander Totta terem tido lucros em 2010, 13,8% superiores a 2009 e terem pago menos 54,9% de impostos.
Para além das manobras que vão sendo conhecidas para escaparem aos impostos, hoje mais uma foi denunciada, do Santander Totta que através de offshores e truques financeiros reduziram em 350 milhões de euros a matéria colectável, ampliando os lucros depositados nas Ilhas Caimão.
Há dias foi revelado que o BPN codificava documentos para evitar serem controlados pelo Banco de Portugal.
Tudo gente patriótica como se pode constatar.
Não contribuem para o país mas pagam fortunas ao Mourinho, ao Figo e a outras "grandes figuras" para fazerem publicidade enganosa da banca. 
Na Inglaterra foram tomadas medidas para reduzir os bonus dos gestores.
Aqui a banca é sagrada.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

COISAS QUE SE VÃO LENDO

Rafid Ahmed Alwan al-Janabi não gostava de Saddam, o que não admira, e resolveu inventar umas histórias sobre fábricas de armas químicas, biológicas etc. e contou tais patranhas aos americanos, para se ver livre de Saddam.
Contou as suas invenções aos Bush e companhia que "acreditaram" nelas e daí os motivos para a invasão do Iraque. Confessou agora publicamente isto e diz não estar arrependido por levar assim a "democracia" ao Iraque.
Claro que o al-Jabani, refugiado na Alemanha, pode acreditar que foram as suas mentiras que deram origem à invasão (ou o convenceram disso), mas elas não passaram de um pretexto, a verdadeira razão da invasão há muito decidida foi o petróleo.
Todo o mundo sabia que não existiam armas de destruição massiva no Iraque, menos quatro senhores que se reuniram nos Açores, de nome Busch, Blair, Aznar e Barroso.
Muitas centenas de milhar de mortos depois, matança que continua, democracia ainda não há, mas o oil business continua.
Mudando de assunto, o Supremo Tribunal de Justiça acaba de condenar a família de um alemão atropelado mortalmente por um comboio da CP, há 20 anos, a pagar 10.000 euros de indemnização à CP por considerar que a vítima foi a culpada do acidente.
Tenho lido, por mais de uma vez, declarações de juristas e advogados sobre o caso Casa Pia afirmando poder o mesmo vir a prescrever dado o tempo já decorrido (a caminho dos 7 anos, creio).
Então este caso que já tem 20 anos não deveria ter prescrito?



terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

POEMA DE ARMINDO RODRIGUES

QUEM PENSE E NÃO AJA
CONFORME AO QUE PENSA
FAZ AOS MAIS OFENSA
E A SI PRÓPRIO ULTRAJE
BEM HAJA, BEM HAJA
QUEM O MEDO VENÇA

PARQUE DE ESTACIONAMENTO

Há já muito tempo defendi numa Nota Charingada, publicada no Jornal do Algarve, a construção de um silo para estacionar viaturas no local onde hoje se encontra o parque que ocupa o antigo espaço da explanada dos Bombeiros.
Explanada que nos anos cinquenta designadamente servia para tudo: bailes, hóquei em patins, basquetebol, espectáculos, futsal etc. Foi um pólo dinamizador da vida recreativa e desportiva em Vila Real. 
Foi com satisfação que li ter a autarquia avançado com um concurso para a construção do silo. É uma boa medida e facilitará a vida aos visitantes dada a localização do referido espaço, em plena zona comercial.
Faço votos para que o silo a construir tenha em atenção a zona onde vai ser implantado, frente à Escola Hoteleira que tem arquitectura própria, respeite esse aspecto e seja uma mais valia arquitectónica que valorize a zona.
Esperemos também que o preço a pagar pelo estacionamento não seja guloso e afugente os automobilistas, agravando o problema de estacionamento nas ruas adjacentes.



quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

NÚMEROS QUE FAZEM PENSAR II

Nos últimos seis anos a área de cultivo do milho minguou 40%. O nosso défice alimentar aumenta todos os anos, cada vez mais importamos o que comemos.
Nos anos 70 importávamos 30% do que consumíamos, hoje ronda os 80%.
A nossa agricultura foi abandonada, o país interior desertifica-se e não temos nenhum projecto estratégico para a agricultura. Estamos dependentes do exterior para nos alimentarmos e sujeitos a uma crise caso haja uma rotura mundial de alimentos, provocada por catástrofes climáticas ou outras, por exemplo açambarcamento e especulação dos "mercados".
A Barragem do Alqueva foi pensada e proposta como grande projecto para o desenvolvimento do regadio no Alentejo, entretanto passaram dezenas de anos para a sua concretização.
Quando foi concluída tudo tinha mudado, quer a sociedade para que fora pensada quer a própria agricultura da zona. De regadio pouco ou nada há, só cerca de 30% dos agricultores da zona aderiram ao projecto. Não há experiência de culturas de regadio na zona, só de sequeiro, e as pessoas não foram preparadas para a nova situação nem se procurou interessar a juventude no projecto.
Hoje a água do Alqueva irriga o olival intensivo dos espanhóis e campos de golfe de empreendimentos turísticos.
O problema é que nós não comemos PIN`s.
Nos últimos 20 anos o número de passageiros transportados nos comboios diminuiu 43%, caso único na UE. Aqui ao lado, no mesmo período, aumentou de 182 milhões para 467 milhões anuais.
Quando por toda a Europa se procura aumentar o transporte ferroviário, quer de passageiros quer de mercadorias, nós continuamos a encerrar linhas, desertificando criminosamente o país e sem ter em conta os custos sociais, ambientais e económicos das opções tomadas.
Um inquérito realizado a nível europeu revela que só 9% dos portugueses confiam no Governo. Em Espanha são 43% a confiar e na UE a média é de 46% de confiança nos respectivos governos.
Nem os próprios militantes e votantes PS confiam em quem votaram.
Palavras para quê?

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

YouTube - Presentadora de la cadena Al-Yazeera con coraje!

YouTube - Presentadora de la cadena Al-Yazeera con coraje!

NÚMEROS QUE FAZEM PENSAR

Diariamente somos bombardeados com inúmeras notícias e, no meio dessa massa noticiosa, já nem reparamos na maior parte ou olhamos anestesiados e não vemos a importância de algumas.
Mas caso as retiremos de lá elas são mais elucidativas do que muitos discursos, ou extensos artigos. São fotos reveladoras de situações concretas.
Em 2010 foram assassinadas 43 mulheres pela violência doméstica. Nos últimos seis anos foram 250. Se contabilizassemos as hospitalizadas em estado grave mais as que tiveram de receber tratamentos e cuidados médicos prolongados teríamos muitas centenas mais.
Acrescentemos que vem sendo noticiado que crescem as agressões entre namorados, revelando um comportamento violento da juventude neste campo.
O nosso civismo deixa muito a desejar.
Um estudo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia chegou à conclusão que os ricos e aqueles que são mais escolarizados vivem, em média, mais 10 anos do que os pobres.
A desigualdade social repercute-se na desigualdade na saúde.
Entre várias razões justificativas a principal é que os mais ricos aproveitam a reforma para terem comportamentos mais saudáveis e continuam activos.
Os operários continuam com os comportamentos de risco, tabaco e álcool, estagnam e têm uma vida mais sedentária. A diferença cultural transforma-se em diferença de vida.
Outro dado significativo revela que o número de rendas de casa por pagar duplicou em 2010, sendo actualmente cerca de 30.000 casos, e as dívidas aos condomínios estão calculadas em 200 milhões de euros.
Por arrendar estão 50.000 casas e 200.000 mil espaços comerciais.
É a crise por um lado, que se vai agravar e, por outro lado, é o fruto da falta de planificação.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Gestores obrigados a devolver 200 mil euros - Sol

Gestores obrigados a devolver 200 mil euros - Sol

2011 - ANO INTERNACIONAL DAS FLORESTAS

Este ano estão abertas candidaturas para jovens que pretendam proteger as florestas.
O programa governamental de voluntariado para esse efeito já tem verbas, vai decorrer de Abril a Novembro, e espera recrutar cinco mil jovens.
Esperemos que a Câmara Municipal de VRSA e a Reserva do Sapal se interessem por este programa e estimulem os jovens a participar na protecção da nossa Mata Nacional das Dunas.

UMA HISTÓRIA DE TERROR

Era uma vez dois irmãos Sá Fernandes, um vereador da Câmara de Lisboa e o outro advogado.
O Sá Fernandes vereador foi abordado por um senhor da BRAGAPARQUES que estava disposto a lhe dar 200 mil euros a troco de uns favorzinhos na Câmara. Coisinhas da construção civil, como é hábito.
O vereador fingiu aceitar e mandou o Sá Fernandes advogado tratar do assunto, e este gravou a conversa e mostrou a dita gravação ao Ministério Público.
Face à gravação ouvida o Ministério Público autorizou nova gravação e, na base desta "prova" levou o tal senhor da BRAGAPARQUES a tribunal pedindo a sua condenação.
Começa aqui o a parte tenebrosa da história. Depois de ter condenado em primeira instância o réu, a "Justiça" veio a absolver o dito dado que o vereador em causa não tinha poder nem competência para fazer o tal favorzinho ao réu.
Coitadinho do corruptor que iria ser vigarizado em 200 mil euros pelo  vereador "corrompido".
Mas não acaba aqui a sinistra história, agora o advogado Sá Fernandes é arguido em cinco processos crime movidos pelo Ministério Público por ter feito uma gravação ilegal.
O tal senhor da BRAGAPARTES disse em público que iria continuar a fazer o mesmo se tal fosse necessário.
Moral da história, cuidado pois não se pode enganar um corruptor na sua função social de corrupção prometendo favores que não se podem fazer.
Não contar esta história às criancinhas, preferível continuar a contar a do Capuchinho Vermelho e do Lobo Mau, é menos traumatizante.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

EXPORTAÇÃO DE CÉREBROS

Angela Merkel esteve em Espanha e, entre diversos assuntos debatidos, um deles merece reflexão, trata-se da importação de engenheiros espanhóis ( e portugueses ) para dar continuidade ao crescimento da economia alemã.
Não é a primeira vez que a Alemanha procede à importação de técnicos altamente qualificados para colmatar a sua falta em sectores estratégicos para o seu desenvolvimento.
Há uns anos atrás foram milhares de técnicos de informática indianos, agora são engenheiros ibéricos.
Podemos dizer que progredimos, antes exportámos mão-de-obra não qualificada, agora licenciados formados e pagos pelo contribuinte português para desenvolver o país mais rico da UE. É uma mercadoria ainda por cima exportada de borla. A diferença é que a Alemanha tem um projecto estratégico para o seu país e a Chanceler anda a tratar da sua vidinha. Nós nem táctica temos quanto mais estratégia.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

a Charamela da ConfraRia da Tuna Meliches: Deolinda - "Que parva que eu sou"

a Charamela da ConfraRia da Tuna Meliches: Deolinda - "Que parva que eu sou"

TRANSPARÊNCIAS OPACAS

As eleições já lá vão mas as revelações sobre os negócios da família Cavaco não deixam de surpreender.
Afinal a senhora dos 800 euros de reforma que obriga a Srº Presidente a trabalhar para ela tem, em vários bancos, várias contas a prazo e à ordem no valor de centenas de milhar de euros.
O problema não é a Srª Professora reformada ter conseguido tal pé-de-meia, é a hipocrisia da frase do Srº Presidente perante a situação de pessoas duramente atingidas pelas medidas governamentais.
Agora aparece nova revelação: afinal a casa Mariani que foi permutada com a Gaivota Azul do Aldeamento da Coelha como tivessem o mesmo valor comercial vale menos 81.330 euros que a nova casa.
Mais, existe alguma disparidade entre a área da nova casa que nas finanças tem 252 m2 e na Câmara de Albufeira 464 m2, e foi a empresa Constralmada que fez o negócio que tem como sócio Fernando Fantasia, amigo de Cavaco e administrador de empresas ligadas ao BPN, que comprou os lotes à Galvana, gerida por Teófilo Carapeto, ex-acessor de Cavaco Silva.

DECORATIVO