sábado, 28 de janeiro de 2012

VERDADES DE SEMPRE!

Não me dêem mais desgostos
porque sei raciocinar...
Só os burros estão dispostos
a sofrer sem protestar!

Esta mascarada enorme
com que o mundo nos aldraba,
dura enquanto o povo dorme,
quando ele acordar, acaba.
António Aleixo

 

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

SUGESTÃO PARA A PRAIA DE MONTE GORDO

MUITO SE FALA E POUCO SE ESCLARECE

O artigo que aqui colocamos saiu hoje no Público, merece ser lido e esclarece mais do que muitos discursos.
Em termos gerais a evolução da sociedade levou o homem da escravatura a servo, deste a súbdito e finalmente a cidadão com direitos e deveres.
Todas as medidas tomadas recentemente pelo actual governo representam um retrocesso civilizacional.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

QUEM ESPERA MUITAS VEZES DESESPERA


                                                                                                                                Estação dos Correios de VRSA, 15h15, entro e tiro a senha A 212, olho para o  ecrã e vejo que a senha 175 está a ser atendida.
Tenho 37 pessoas à minha frente e só dois balcões atendem, calculando 5 minutos por pessoa tenho, no mínimo, 3 horas de espera caso ninguém desista.
Isso é o que fazem várias pessoas, em particular estrangeiros, entram, olham para o ecrã e dão meia volta.
Ao fim de 20 minutos chamam a senha 179, desisto, não posso esperar tanto tempo pois tenho uma consulta às 16h.
Vou ao balcão e pergunto qual a razão de só dois guichets estarem em serviço, e por resposta tenho um sorriso contrafeito e resignado, "pois, só são dois".
Olho à volta e tudo calado, nada de protestos, a resignação é geral, abdicamos de sermos gente e de ser atendidos com a dignidade que merecemos.
O chefe deve estar lá para dentro, no seu gabinete, e se tivesse o sentido do que é o serviço público estaria ali num balcão a atender o público e teria mobilizado mais alguém.
Assim vamos degradando os serviços públicos para justificar depois a sua ineficiência e os entregar ao privado.
Há funcionários públicos a mais afirmam, mas quando vamos a qualquer repartição penamos para sermos atendidos. Quantas horas são perdidas diariamente no espera desespera, quem quantifica os transtornos causados e os prejuízos que tais demoras causam à economia?

domingo, 15 de janeiro de 2012

MAIS IMPOSTOS A CAMINHO

O país continua a afundar-se, não é só o "prémio" das agências de raiting que depois de tão brilhante aluno (o nosso "governo"), ter seguido à risca as imposições da chamada troika e mesmo as ter ultrapassado, atirou a nossa economia para o nível de lixo;é também as máfias dos interesses económicos que dominam o poder político com o pleno acordo deste, e que se nomeiam para os cargos gerentes das empresas públicas que vão sendo privatizadas e negociadas por eles.
Entretanto o desemprego cresce, a pobreza aumenta, o crédito mal parado (as dívidas à banca) sobe em flecha, e o futuro próximo vai ser ainda mais duro.
Não é necessário ser economista nem perito em finanças para perceber que um país que destruiu a sua indústria, agricultura, pescas e está a asfixiar a população com impostos e taxas, e a diminuir drasticamente o papel do Estado, deixando as pessoas mais desamparadas no social e na saúde, e não produzindo riqueza não vai conseguir pagar o que deve.
Neste ano que há dias findou o orçamento do estado foi, mais uma vez, uma autêntica vigarice. O governo veio dizer que tinham reduzido o défice para 4% do PIB quando tinham o compromisso com a troika de reduzir em 2011 para 5,9% do PIB. Vitória, gritaram, mas esqueceram de informar que essa redução foi obtida à custa de integrarem no orçamento, como receitas, os fundos de pensões da banca. Sem isso o orçamento teria o défice real de 7,1%.
E agora? Agora neste ano de 2012 têm de pagar aos pensionistas bancários 478 milhões de euros e não sei onde os vão buscar, se calhar pedindo mais dinheiro emprestado a juros cada vez mais caros pois somos "lixo".
Resultado, preparem-se, pois o ano começou agora e a previsão orçamental para 2012 já está falida, e sem riqueza a ser produzida vamos ter mais aumentos de impostos e ver agravada a nossa vida.
Depois não digam que sou bruxo.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

MOMENTO MUSICAL ÚNICO

Este vídeo com Louis Armstrong e Danny Kaye é uma preciosidade. O Armstrong é recordado frequentemente, do Danny Kaye hoje poucos se lembrarão. O Danny para além de ser um grande artista foi um ser solidário, faleceu pobre em 1987 após ter ganho milhões. Ajudou muitas instituições sociais e colegas menos afortunados caídos na miséria.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

NÓS E A SUÉCIA

Entre 2005 e 2010 foram presos na Suécia 1.131 pessoas por fraude fiscal. Ora a Suécia é conhecida por ser um dos países do mundo onde existe menos corrupção e fraudes fiscais e por cá, segundo as estatísticas internacionais temos vindo a descer no ranking. Há dias noticiava-se que em relação à qualidade da democracia Cabo Verde já nos tinha apanhado.
Pois bem, no mesmo período, 2005 a 2010, em Portugal foram presos por crimes fiscais 83 pessoas.
Há uma diferença que pode explicar tudo: na Suécia o Fisco é independente do Ministro e do Governo, não podem dar ordens nem interferir com a sua actividade, só obedece ( o Fisco claro) à LEI.