segunda-feira, 15 de agosto de 2011

PONTAL CADA VEZ MAIS À DIREITA

Há dias referimos aqui a nossa preocupação em relação às ameaças à Mata Nacional das Dunas. Hoje estamos chocados com o que vai ser o futuro do Pontal, uma mancha de pinhal com mil hectares às portas de Faro.
O Pontal começou a ser mais conhecido no país por ser o local onde o PSD fazia a sua festa de verão, fim de férias e recomeço da actividade política. Entretanto o PSD mudou a festa para Quarteira e o Pontal ficou mais sossegado.
O Pontal é a maior área florestal do litoral algarvio, está integrado na Rede Natura e faz parte da área envolvente da Ria Formosa, vivem espécies únicas nesta zona e nela não é permitido qualquer tipo de construção.
Mas tão apetitosa área não está a salvo, "investidores" russos compraram o pinhal por 460 milhões de euros, com dinheiro de empresas sitiadas em offshores e com escritórios em Londres.
Tudo condiz, dinheiro de offshores, sempre ligado a actividades criminosas ou no mínimo suspeitas de fugas ao fisco etc., vai apropriar-se de uma fatia da natureza portuguesa que ficará privatizada após séculos tratada por nós, para se construir um hotel, 120 moradias e 409 apartamentos.
Ninguém arrisca 460 milhões se não tiver a garantia de que pode fazer o que quer no Pontal. Certamente virá por aí abaixo um PIN que mandará às urtigas a Rede Natura e o Parque Natural da Ria Formosa.
Temos assim um bom retrato da sociedade em que vivemos. Uso algumas palavras do sociólogo Boaventura Sousa Santos que exprimem de forma certeira o momento: "...sequestro da democracia por elites privilegiadas e a consequente transformação da política em roubo "legal" dos cidadãos ...".
Já faltou mais para o Algarve ficar todo na mão de estrangeiros com a colaboração dos poderes nacionais e locais, e nós a servir de bandeja na mão nos restaurantes e cafés.

Sem comentários:

Enviar um comentário