Os bons vi sempre passar/ No mundo graves tormentos;/ E para mais me espantar/ Os maus vi sempre nadar/ Em mar de contentamentos.
Luís de CamõesEste 10 de Junho foi um dia assim, graves tormentos para o geral dos portugueses e mar de contentamentos para uma minoria.
Alguns dos condecorados pelo Silva espantaram-me mais uma vez, conhecendo bem essas figurinhas oportunistas, abstenho-me de citar nomes, pergunto-me o que de bem ou de bom fizeram pelo seu país?! Nada recordo para além de tratarem sempre dos seus interesses, das suas promoções e mordomias. Souberam nadar nas boas águas, escolhendo bem as relações, servis e prontos para todos os favores, recebendo agora a medalhinha pelos serviços prestados.
Poderia nomear dezenas de portuguesas e portugueses que lutaram e ainda lutam por um Portugal democrático, ao serviço do seu povo, e que o fizeram e fazem com enormes sacrifícios pessoais e nada pediram ou pedem em troca. Nunca terão uma palavra ou medalha dos serventuários da corrupção e da especulação financeira fraudulenta.
Estamos a pouco mais de três meses de eleições autárquicas e os candidatos à Presidência da CMVRSA já são conhecidos. Falta saber quem será o cabeça de lista do BE. Os programas virão mais tarde mas, para mim, o primeiro ponto de qualquer programa devia ser a garantia de uma investigação séria e rigorosa às contas camarárias e da SGU seguidas do respectivo processo criminal caso se confirmassem as suspeitas de irregularidades graves. Mas, penso que das candidaturas que já conhecemos, "graves tormentos" iremos continuar a passar.
O palhaçoThe last feed, de Paula Rego
(Vamos ver se o palhaço (este) vem ou não a Portugal - diz o meu Leitor)
O 'porquê' do 'palhaço'
Possivelmente, a razão do ápodo de M. Sousa Tavares pode ser bem mais culta que os jornais deram a entender.
Este é um quadro da Paula Re go que esteve exposto em Londres na sua última exposição (jan-março 2013) 'The Dame with the Goat's Foot'
Uma figura de 'palhaço rico' (onde se reconhece perfeitamente o retrato de Aníbal Cavaco Silva) aparece com um pé no pedestal, a mamar nos seios de uma velha decrépita e aperaltada com um chapéu. O palhaço com a mão esquerda 'coça a micose'. A Velha pode representar a política, ou a nação. O quadro chama-se 'A Última Mamada' ('the last feed').
Apesar de ter tido algum eco nas redes sociais não recordo que tenha havido grandes referências à exposição (ou ao quadro) na imprensa escrita.
Ainda não se sabe se/quando a exposição virá a Portugal e se o quadro fará parte dela.
**
Confesso que ao ver isto me interroguei: será verdade? Será que isto é mesmo uma pintura de Paula Rego? Parecia-me mas... dada a recente polémica parecia-me coincidência a mais.
Fui investigar e confirmo. É tudo verdade: a exposição, o quadro. Apenas não consegui confirmar o nome do quadro pois não me aparece quando amplio a imagem no site da galeria Marlborough Fine Art. Mas faz sentido que seja pois o palhaço aparece a mamar.
Ele há coisas... E depois não me digam que a Paula Rego não é mesmo do além...! Imagino o que ela se deve ter desmanchado a rir ao pintar este quadro... Até eu estou aqui a rir sozinha, a olhar para ele.
DP
Sem comentários:
Enviar um comentário