NOTÍCIAS À ESQUERDA
No momento que vivemos, tempo confuso ao nível das ideias e das propostas, assistimos no espaço europeu a constantes alterações do panorama político e partidário.
Partidos tradicionais desaparecem ou aceleradamente perdem força e influência e, simultâneamente, irrompem novos movimentos e partidos.
Parece não existirem dúvidas de que a causa de todos estes efeitos tem o mesmo denominador comum: uma política capitalista em que os mercados são soberanos absolutos captando a economia para maximizar lucros à custa da destruição do trabalho como actividade central e fundamental de uma sociedade, privatizando de forma crescente o estado social, transformando a pessoa, a cultura e a arte numa mera mercadoria e provocando um retrocesso civilizacional.
O descontentamento, o desencanto, a indignação e a revolta manifesta-se diariamente pela Europa, e a desilusão com as forças tradicionais de esquerda também.
Convivem com a luta também a apatia, o conformismo, pasto perigoso para populismos e forças fascistas. A abstenção eleitoral chegou a tal ponto que, por vezes, o poder eleito é exercido na base de uma percentagem ridícula do eleitorado. Decididamente não é esta democracia que queremos.
Não podíamos ficar imunes ao fenómeno, as fronteiras em muitos casos são hoje riscos num mapa. Temos no presente o governo mais reaccionário da IIª República, inimigo declarado da democracia e do Estado Social, amparado por um PR que nega diariamente o que jurou : cumprir e fazer cumprir a Constituição.
Quando se esperava que após duas derrotas eleitorais o desgoverno PSD/CDS encontrasse uma oposição política e social minimamente coesa que abrisse uma frente de combate forte para o derrubar e travar a tragédia que sobre o país desabou, paradoxalmente é a esquerda que entra em crise, o PS em guerra civil, o BE a desfazer-se com hemorragias que geram o MAS e o LIVRE, o Congresso das Alternativas que põe ponto final na sua actividade etc.
As notícias vão chegando dispersas, entre futebol e publicidade vamos tendo uma bocas aqui e acolá. Mas que se passa na verdade à esquerda?
A etiqueta Notícias à Esquerda tem como propósito informar, juntar o que anda disperso, proporcionar uma informação que faz falta e pode ser útil a quem se interessa por saber e agir. Não vai entrar em diálogo ou debate, experiências anteriores não resultaram, em lugar de se discutir o que fazer e como fazer passou-se o tempo a fazer propaganda partidária, acusações mútuas e insultos. Disso há para aí quanto baste. Não houve qualquer preocupação de aproximar, fazer convergir, mas a de colocar mais obstáculos para impedir aquilo a que sensatamente o povo diz, que a união faz a força, coisa que a direita pratica com êxito.
Sem comentários:
Enviar um comentário