A COR
A cor é luz . Tudo
absorve ou reflecte a luz . Quando a absorção é total temos o negro e o branco
quando toda a luz é reflectida . O brilho em pintura é feito com o branco ou o
amarelo ( máxima intensidade ) . As cores são pois o resultado da absorção e reflecção
da luz . Na pintura a cor é luz mas a luz tira a cor ou desperta a cor ,
depende da intensidade . Sem luz não há cor .
A luz é a sensação
produzida pelas ondas na nossa retina e medem-se em nanómetros.
A luz natural é ,em
princípio,branca ,mas contém todas as outras como provaram Newton e Thomas Young .
O Arco-íris apresenta :
púrpura , vermelho , amarelo , verde
escuro , azul cião , azul escuro.
O espectro apresenta :
púrpura , carmim , vermelho , laranja , amarelo , verde claro , verde esmeralda
, azul cião , azul ultramar , azul intenso ou roxo violeta ,azul escuro .
A luz depende da
intensidade e da atmosfera que influi sobre a mesma como um filtro
( por ex. , a distância
interfere na clareza dos diferentes planos e azula no horizonte ) .
Os antigos desconheciam a
teoria das cores mas resolviam o problema da profundidade de um quadro
colocando no primeiro plano castanhos , no segundo verdes ou amarelos e no
fundo azúis.
A luz que em princípio é
branca é influenciada pelo local( as cores próprias das coisas) ; tonal (
efeitos da luz e sombra ) ; ambiente ( as reflectidas pelos corpos próximos ) .
Estas considerações são
importantes para se construir as sombras em pintura . A sombra tem a cor
própria , a cor complementar “ foncée
“ e o azul ( mais o reflexo das que
a rodeiam ) . Uma luz fria intensifica as cores frias e as quentes são
neutralizadas , uma luz quente produz o
inverso . As cores própria e as projectadas são influenciadas pela qualidade da
luz – se esta é quente as sombras serão mais frias e vice-versa .
A luz é diferente no
verão e no inverno . Num dia quente e
num dia frio , de manhã é em geral branca azulada ou rosada , ao meio-dia
amarelada ou branca amarelada , à tarde alaranjada e ao anoitecer azulada ( o pôr-do-sol oferece espectáculos
diferentes conforme a época do ano , céu limpo ou com nuvens etc ... ) .
As cores são quentes ou
frias ( temperatura ) . As quentes aproximam e o vermelho é a
predominante,ocupando no círculo cromático desde o púrpura ao verde
claro-vermelhos laranjas , amarelos , ocres , terras (castanhos ), azuis
violetas , magentas , verdes com grande proporção de amarelo. Quanto mais uma
cor está saturada e luminosa mais quente parece .
As frias afastam e o azul é a dominante e vão dos verdes aos
violetas - azuis , verdes , verdes azulados , os cinzentos azulados , violetas
azulados .
Também se considera os
violetas , os verdes claros e certos
cinzentos como cores neutras pois tanto podem ser frias ou quentes , depende do
envolvimento das outras e da maior ou menor intensidade do vermelho , do azul e
do amarelo .
Uma cor fria ressalta
mais no meio de quentes e vice-versa . Um aspecto a ter em consideração na
elaboração dos fundos . Quanto mais quente for a luz e mais fria a sombra mais
intensa parecerá a luz .
É importante saber
aquecer ou arrefecer o modelado ou no geral , saber dosear os tons quentes e os
frios , colocá-los ao lado uns dos outros etc...Nas paisagens em geral os tons
são quentes no primeiro plano e arrefecem até ao horizonte .
As cores têm nuance ou
valor,depende do grau de intensidade cromática – claro/escuro,
luz/sombra.O claro/escuro
, o contraste , é importante na pintura .Uma cor clara parece mais clara no
meio de outras escuras e vice-versa ,saiem reforçadas em intensidade . A dissonância pode criar elementos de riqueza e vivacidade
. Podem-se justapor as mesmas cores , por ex . um laranja quente ao lado de um
frio .
Na pintura ,
designadamente na paisagem é por vezes necessário acentuar e exagerar em
relação à natureza . A pintura não é fotografia .
Grau de valor :
branco,luz forte,claro,claro baixo,médio,médio escuro,escuro,escuro
baixo,negro; ou ainda branco,amarelo,amarelo-laranja e amarelo-verde,laranja
avermelhado e azul esverdeado,vermelho e azul,vermelho-violeta e azul-violeta,
violeta e negro.
Por ordem de intensidade
da luz podemos ordenar as cores ( a paleta ) : branco,ocre, cádmio amarelo
claro,cádmio amarelo escuro,viridiam,vermelhão,carmesim,violeta cobalto
, azul cobalto , ultramarino , siena natural , terra de sombra queimada , siena
queimada , vermelho de veneza , negro .
As cores têm gravidade ,
peso , este aspecto conta na composição do quadro .
As cores podem ser
primárias , secundárias ,terciárias etc . As primárias não se podem obter a
partir da mistura de cores mas misturando as primárias todas as outras se podem obter .As primárias
são o vermelho o azul e o amarelo e o branco na síntese subtractiva.
Todos os corpos acabam
por ter as três primárias mais ou menos acentuadas .
Misturando em partes iguais o vermelho com o
amarelo obtemos o laranja ; o vermelho com o azul dá o violeta ; o azul com o
amarelo dá o verde etc ...
No círculo cromático
estão de tal maneira dispostas que as que se opõem directamente são
complementares e as adjacentes à complementar de uma cor são as complementares
indirectas . As complementares ao lado uma da outra valorizam-se , dão brilho
e frescura , permitem criar harmonias .A
complementar de uma cor nunca participa na mistura . Ex. : o amarelo é a
complementar da mistura do vermelho com o azul .
As cores vizinhas são
harmónicas .A consonância ,a harmonização melódica das cores, a gama ( sucessão
ordenada de cores ), é um aspecto importante e consegue-se como regra a partir
da cor dominante mais as vizinhas e a complementar da dominante ou ainda das
vizinhas da complementar da dominante , são os chamados trios ou quintetos
harmónicos . As complementares podem ser divididas, ex. opondo a um vermelho um
amarelo esverdeado ou um azul esverdeado ou os dois ao mesmo tempo .Toda a cor
projecta a sua complementar , aspecto a ter em conta nas sombras .
No concreto do acto de
pintar ainda existem as cores rompus ou neutras , as quais resultam da
mistura em partes desiguais de duas complementares , com ou sem a ajuda do
branco . São cores ternas , mais baças mas importantes por vezes na obtenção da atmosfera de um
quadro , usadas pelos paisagistas para os planos mais afastados. Podem ser
quentes ou frias conforme a mistura . Duas complementares misturadas em partes
iguais dá um negro ou um cinzento escuro , a tirar para o negro .
Os cinzentos , quentes ou
frios , acentuam as cores vizinhas , servem de transição entre duas cores
ganhando tons das duas .
A cor é sobretudo uma
questão subjectiva e psicológica pois quando falamos de quentes ou frias falamos
de sensações. É uma questão de gosto muito pessoal – existe até um método em
psicanálise de através das cores conhecer melhor o carácter do paciente .A cor
sempre foi associada aos sentimentos e às acções dos homens e são ambivalentes
pois têm sempre o seu contrário . Os vermelhos e os laranjas avermelhados estão
associados a imagens excitantes,sensuais ou revolucionárias , à força ,à
paixão, ao coração, ao ardor e à beleza , à vitalidade impulsiva e generosa . O
vermelho é a primeira cor que um bébé reconhece . É a cor das festas populares
, representa o Verão e o Sul .Também representa a combustão , o perigo
derivando no fumo negro e na morte ; os amarelos e os laranjas amarelados são
cores tónicas , de dinamismo e vitalidade . Cor expansiva e ardente ligada ao Sol e ao Ouro , à inteligência , à sabedoria , a juventude , une o
pensamento e a acção . O seu reverso simbolisa o orgulho e a traição , a infidelidade , o enxofre é Lúcifer . É o
Outono e o Oeste ; o verde representa a esperança e a imortalidade , a
fecundidade , é repousante , tonificante , refrescante . Elo de ligação entre
as quentes e as frias . Todo o verde esconde um vermelho em si . Simboliza a
Primavera e o Leste ; o azul a cor do céu e do ar , abre e aligeira os objectos , acalma mas não
tonifica como o verde, é a pureza , o sonho e a inteligência .É a mais
imaterial e a mais fria das cores . Também significa a passividade e a tentação
. Simboliza o Norte e o Inverno ; o rosa doçura e bem-estar ; o laranja é a
mais tónica das cores , alegria e a intimidade ,a sabedoria e a inspiração mas
também o adultério e a dissimulação; o
branco a pureza virginal , a ingenuidade , a serenidade , a felicidade . É a
cor do silêncio e a cor do Leste antes da aurora . Também é a cor fria da morte
; o violeta a tristeza , a gratitude , a reflexão e o espírito ; o negro é a sombra , a obscuridade , a noite ,
negação da vida , o luto ; o castanho também é associado ao luto , à
decomposição da flora , à queda das folhas . A
conjugação das cores são usadas para atmosferas calmas e repousantes ou
dinâmicas e estimulantes .
As quentes provocam
satisfação , emoções , criam tensão , produzem sentimentos de alegria e sol .
As frias são calmas , repousantes , dão atmosferas maravilha .
Ao dizer-se que existe
harmonia melódica das cores está-se a dizer que um quadro é como uma composição
musical . São linguagens que se interferem . Cientistas estabeleceram que o Dó
é vermelho , o Ré laranja , o Mi amarelo , o Fá verde vivo , o Sol azul ,o La
indigo e o Sí o violeta .
Um quadro não é
literatura , é beleza e nem sempre obedece à razão da lógica . É uma composição
com um ritmo geral que serve de base e ligação entre os diferentes elementos do
quadro .É um conjunto e não um pormenor .
Está provado que a
cor influencia o organismo humano e pode
servir de terapia para muitas doenças ( como a música ) . As cores e os sons
são a linguagem da alma do mundo , dizia Rudolf Steiner que “ a luz
é a espiritualidade da cor e esta o elemento corporal da luz . O
espírito é uma luz em fusão e o corpo uma luz solidificada . Goethe , no seu
Tratado das Cores afirmou que “ a luz governa o Físico , o Espírito e a Ética .
São as supremas energias indivisíveis que pulsionam o pensar “, e “ as cores
criam estados de alma particulares “ . A terapia pela aplicação das vibrações
das cores é um tratamento medicinal que existiu em várias civilizações
e retomado modernamente pelo Dr. Dinshah Ghadiali . Segundo as experiências
feitas a forma de agir das cores é a seguinte :
Escarlate – tónica ,
estimula os rins , é afrodisíaca ;
Vermelho – tónica ,
relação forte com a terra e a matéria ;
Laranja – dinâmica ,
estimulante e activa , antidepressiva em especial no inverno nos dias cinzentos
. Estimula as vísceras e o sistema moscular ;
Amarelo – solar , radiosa
,estimula o sistema nervoso e intelectual , excita o sistema digestivo ;
Limão – estimula o
cérebro , anti-tóxica , fortalece os minerais do organismo ;
Verde – é uma cor chave .
Reequilibra o ritmo do organismo , o coração e a respiração .
Anticéptica , ajuda à
reconstituição dos tecidos , antitumoral . Reequilibra os excessos do vermelho
e do azul ;
Turquesa – favorável à
pele , anti-inflamatória poderosa , acalma as irritações e as queimaduras ;
Cião – facilita as
relações ,calmante , anti-inflamatória e analgésica . Neutraliza o vermelho ;
Indigo – calmante ,
analgésica , antidiarréia , hémostática ;
Azul – cor do espaço e da
distância , estrutura , concentra e organiza . Domina a parte alta do organismo , comanda e integra
as informações do sistema sensorial . Calmante , reduz as funções cardíacas e
respiratórias . Em excesso deprime ;
Púrpura – ou violeta ,
relaxa e facilita o sono , deprime o sistema arterial mas regulariza o sistema
circulatório . Acalma a líbido ;
Magenta – ou fucsina ,
complementar do verde , equilibra e acalma as emoções . Liga o que está
separado ;
Branco – protectora , reflecte todas as vibrações da
luz . Interiormente reenvia a energia mas deprime pela ausência de estímulos
coloridos ;
Ouro – cor e metal solar
, amplifica as vibrações de tudo o que toca ;
Negro – morte , fim de
ciclo , prelúdio de renascimento . Marca o fim da adolescência antes da
integração profissional . Exprime a elegância suprema .Absorve o calor , a luz
, as ondas , não reflecte nada .Em excesso deprime ou usada longamente .
Na tela a mesma cor deve
eatar em vários lados para equilibrar a tela.
O pintor continua um
artesão como há séculos e é o seu próprio executante .
Eugène Chevreul ,um
cientista françês que estudou as cores e criou o círculo cromático, elaborou em
1830 algumas regras que tiveram uma grande influência sobre os impressionistas
e deram um contributo importante para a pintura moderna . Estas regras continuam
válidas e resumem-se essencialmente no seguinte :
-
uma cor
projecta sobre o matiz vizinho a sua própria complementar ;
-
uma cor deve
ser clareada com a sua mais próxima mais clara do espectro e escurecer com a
sua mais próxima mais escura ;
-
todas as
sombras têm a sua própria cor em tom mais escuro , a complementar e o azul ;
-
um branco ao
lado de uma cor sobe-lhe um tom ;
-
um negro ao
lado de uma cor baixa-lhe um tom ;
-
um cinzento
torna-a mais brilhante e deve ser tintado com a complementar da cor justaposta ;
-
uma cor foncée
ao lado de uma clara eleva o tom da escura e baixa o da clara ;
-
justapor duas
cores de tons diferentes cria o “claro-escuro” ;
-
uma cor na
tela deve ter sempre no espaço que a envolve a sua complementar ;
-
criar negros
e cinzas com duas complementares mais duas complementares , ou 50% de branco e
50% de negro .
A cronobiologia estuda as cores.
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