NATUREZA MORTA
A natureza morta é no
geral uma composição figurativa de coisas que não se podem mover e estão
próximas . Inicialmente a intenção do pintor era poder demonstrar a sua técnica
, o seu virtuosismo no domínio da pintura . As primeiras NM que se conhecem são
atribuídas a Caravaggio que fez delas um tema autónomo . Mais tarde era
habitual integrar NM nos retratos e em cenas de interior , com peças de caça ,
arranjos florais complicados , baixelas com muitos brilhos sobre tapeçarias com
inúmeras pregas etc...
Caíu em desuso e foi
reabilitada por Cézanne .
A colocação dos objectos
é fundamental e estes devem ter formas e alturas diferentes .
Os cuidados a ter na
composição de uma NM são semelhantes aos da elaboração de uma paisagem . Pontos
de vista e linha de horizonte , perspectiva ( perto ou longe , força ou
suavidade etc... ) , espaço para respirar , não encher a composição , as linhas
verticais e horizontais , os planos , a composição ( triangular etc ... ) , a
distância entre os objectos , situar bem o principal objecto , a direcção da
luz etc ...
Um bom desenho de base é
fundamental para uma boa NM , a anotação correcta das luzes e das sombras .
Uma das formas de iniciar
uma NM é a de pintar da luz para a sombra , primeiro em tons pálidos , manchar
preenchendo todos os espaços para se ter uma imagem mais precisa da relação
entre os objectos e as cores . Todas as cores se condicionam mútuamente . Como
a luz se altera durante o dia deve-se pintar sempre à mesma hora solar senão as
sombras e a luz se alteram . A luz é uma linha recta e as zonas envolventes não
são espaços vazios pelo que o fundo tem de ter relação com a cor dominante .
A luz pode ser lateral ,
frontal ou contra-luz , a posição da luz altera profundamente os
brilhos e as sombras . O claro-escuro é importante numa NM , quer para modelar
as formas quer na diferenciação dos planos .
Ter atenção à textura dos
objectos , às formas arredondadas . Distribuir os pesos em relação ao eixo
principal , as massas de cores, para dar equilíbrio e unidade ao trabalho .
Rigor é diferente de
minúcia .
Na NM as velaturas são
importantes para a atmosfera que se pretende . O primeiro plano deve ser mais
luminoso e mais preciso .
A NM deve ser sempre
emoldurada e de preferência com molduras largas .
Afirma-se de que sabendo
pintar bem NM sabe-se pintar tudo .
Sem comentários:
Enviar um comentário