sexta-feira, 12 de julho de 2013

NATUREZA MORTA

NATUREZA MORTA

A natureza morta é no geral uma composição figurativa de coisas que não se podem mover e estão próximas . Inicialmente a intenção do pintor era poder demonstrar a sua técnica , o seu virtuosismo no domínio da pintura . As primeiras NM que se conhecem são atribuídas a Caravaggio que fez delas um tema autónomo . Mais tarde era habitual integrar NM nos retratos e em cenas de interior , com peças de caça , arranjos florais complicados , baixelas com muitos brilhos sobre tapeçarias com inúmeras pregas etc...
Caíu em desuso e foi reabilitada por Cézanne .
A colocação dos objectos é fundamental e estes devem ter formas e alturas diferentes .
Os cuidados a ter na composição de uma NM são semelhantes aos da elaboração de uma paisagem . Pontos de vista e linha de horizonte , perspectiva ( perto ou longe , força ou suavidade etc... ) , espaço para respirar , não encher a composição , as linhas verticais e horizontais , os planos , a composição ( triangular etc ... ) , a distância entre os objectos , situar bem o principal objecto , a direcção da luz  etc ...
Um bom desenho de base é fundamental para uma boa NM , a anotação correcta das luzes e das sombras .
Uma das formas de iniciar uma NM é a de pintar da luz para a sombra , primeiro em tons pálidos , manchar preenchendo todos os espaços para se ter uma imagem mais precisa da relação entre os objectos e as cores . Todas as cores se condicionam mútuamente . Como a luz se altera durante o dia deve-se pintar sempre à mesma hora solar senão as sombras e a luz se alteram . A luz é uma linha recta e as zonas envolventes não são espaços vazios pelo que o fundo tem de ter relação com a cor dominante .
A luz pode ser lateral , frontal ou  contra-luz , a  posição da luz altera profundamente os brilhos e as sombras . O claro-escuro é importante numa NM , quer para modelar as formas quer na diferenciação dos planos .
Ter atenção à textura dos objectos , às formas arredondadas . Distribuir os pesos em relação ao eixo principal , as massas de cores, para dar equilíbrio e unidade ao trabalho .
Rigor é diferente de minúcia .
Na NM as velaturas são importantes para a atmosfera que se pretende . O primeiro plano deve ser mais luminoso e mais preciso .
A NM deve ser sempre emoldurada e de preferência com molduras largas .
Afirma-se de que sabendo pintar bem NM sabe-se pintar tudo .


Sem comentários:

Enviar um comentário