TUBOS
– TINTAS
Os tubos de óleo já
contêm óleo pelo que se deve ter em conta este aspecto na pintura . Os tubos já
trazem as tintas misturadas pelo que este é outro aspecto a ter em conta quando
se pinta , por ex. um tubo de verde tem certamente na sua composição o azul e o
amarelo etc...
Ver bem o tubo antes de
usar – a cor é opaca,O;semi-transparente ou semi-opaca, T/O; transparente,T.
A resistência à luz : ***
muito resistente;** resistente;*pouco resistente.Se é ou não miscível com
outras – M; F/O, fugaz .Em
relação à solidez e estabilidade : AA ou xxxx muito sólida e estável ( neste caso não
leva a letra M ) ; A ou xxx sólida ; B ou xx relativamente
sólida ; C ou x fugaz (
neste caso não leva o F ) .
Ainda existem
nos tubos outras indicações como por ex. quais os pigmentos utilizados . Em
relação à qualidade encontramos as referências artistas ou profissionais ,
extra-finas,finas e estúdio. As melhores são as cores artistas e
profissionais , são as que têm melhores pigmentos e são mais permanentes .
Outro aspecto importante
a conhecer é a oleosidade das cores : muito
oleosas a siena queimada,o carmim,o cobalto,o viridian (esmeralda),os
cádmios,terras e negros de fumo e marfim ;semi-oleosas o ocre,os amarelos e o
azul ultramar ; baixa oleosidade os brancos de chumbo e zinco,o vermelho de
veneza,o vermelhão,o violeta de cobalto e o negro de marte .
As cores tóxicas são
indicadas com uma cruz negra sobre um fundo vermelho.As mais tóxicas são as
compostas à base de chumbo, o “céruse”, o vermelhão,verde véronése e o verde
esmeralda.
AZÚIS
Prússia – é um azul
esverdeado , frio e instável . Com os vermelhos dá negros .Bom para obter
verdes. Devido à sua instabilidade é preferível usar o monastral ou a ftalocianina.
Escurece com o tempo . Empregar só em estado puro e nunca sobre fundo branco .
Grande poder colorante,apaga as outras cores à sua volta.
Cobalto – vivo e rico ,
dá céus claros e usa-se nos tons de carne . Com o vermelhão dá belos céus . Não
juntar óleo , semi-transparente mas cobre bem e apesar de muito oleoso seca bem
. Com os cádmios amarelos dá azúi finos e verdosos. Com os cádmios e sienas ou
ocres dá verdes suaves utilizados pelos paisagistas para horizontes . Nunca
pintar com cobalto sobre uma camada que não esteja bem seca , tem tendência
neste caso para estalar . Escurece com muita luz. Não utilizar empastado,seca
mal e estala.
Cerúleo – algo esverdeado
, seca bem , dá céus opacos . Mistura bem com o ultramar e o cobalto .Cor densa
,opaca, permanente,sólida,cobre bem .Mistura em geral bem com as outras cores.
Ultramarino – azul violeta , seca lentamente ,
semi-transparente,resistente à luz . Misturado com a alizarina dá belos
violetas e telhados ao sol, com os amarelos verdes vegetais , com o ocre dá
verdes usados pelos paisagistas e cinzentos finos .Com o branco dá belos azúis
claros, avioletados.Com a terra de sombra queimada dá cinzentos. Com a
esmeralda e branco dá verdes delicados e com cádmios verdes intensos . Para
empastar deve encorpar misturando outra
cor .
Phtalo – obtido do
petróleo,escuro ,transparente,estável, cobre bem .
Indigo – é um azul
ligeiramente acizentado , intenso,produzido hoje sintéticamente .
Os azúis com rosa dão
violetas claros .Criam espaços.
CÁDMIOS – Apareceu em 1816,cor feita à base de metal e de
enxofre com cores variando do amarelo ao vermelho.Cor brilhante e viva ,de
grande pureza,colora e cobre bem,resistente à luz e às intempéries,pode ser
usada em exteriores.Misturam-se bem com todas as cores ,excepto com os crómios
e chumbo.Dá verdes e laranjas intensos.
O cádmio é tóxico.
CRÓMIOS – são perigosos se misturados com o vermelhão e os
cádmios,escurecem com o tempo e retiram brilho e luz às cores.
VERDES
Permanente-
s/o,claro,luminoso,resistente à luz.
Esmeralda – verde
vigoroso azulado claro , transparente , permanente e muito estável . Brilhante para áreas ao sol
. Seca bem mas lentamente,não serve para empastar,estala . Misturar com cuidado
.Pode ser utilizado em “glacis”.
Vessie – verde amarelado
, semi-transparente . Com o esmeralda dá um verde cádmio escuro .
Crómio – com a terra
verde dá um verde claro amarelado .
Limão – com azul dá verde
escuro .Com rosa dá um alaranjado . Verde limão intenso com azul dá um verde
brilhante .
Terra verde – semelhante às terras , opaca , oleosa ,
permanente , semi-transparente , seca bem e escurece com o tempo .
Cinábrio – cobre bem ,
semi-transparente .
Phtalo-
azulado,s/t,estável.
Véronèse – oxida com o ar
, não misturar com vermelhão ou cores com chumbo. Defender esta cor com verniz
.
Prússia – deve ser
empregue só em estado puro . Não empregar sobre fundo branco .
Os verdes com sienas dão
verdes folhagens ; com laranja castanhos claros ; violetas dão verdes azeitonas
; com laranjas e violetas dão negros fumo ; com castanhos dão uma larga gama de
castanhos ; verdes mais sombras dão verdes relva , relvas . Para obter um verde
Kaki misturar verde claro com carmim ,mais amarelo e se necessário juntar uma
ponta de negro .
Os azúis com amarelos dão
verdes opacos c/ uma ponta de branco.S/o com amarelos.O ocre aquece os verdes.O
Nápoles aclara e arrefece,substitui o branco.
VERMELHOS
Cádmio – claro e opaco .
Seca lentamente . Com amarelo cádmio dá laranjas ricos e com azul gera castanhos mates . Com siena queimada
gera um vermelho quente , com carmim um laranja frio . Com alizarina dá um vermelho primário . Não misturar com
esmeralda ou prússia .
Alizarina – vermelho
escuro transparente , seca lentamente . Bom para velaturas aplicado em camadas
finas . Com sienas e negros dá cinzentos quentes e frios . O alizarina carmim é
uma laca . O ”Cramoisie d’Alizarine” cobre bem,transparente,bom para
misturas,seca lentamente.
Carmim – com negros e
sienas dá cinzentos quentes e escuros .
Vermelhão – opaco , cobre
bem e seca rápido mas instável á luz . Escurece e acinzenta ao ar . É
necessário isolá-lo com um verniz . Com o carmim esfria e aquece com a terra de siena queimada
. Só misturar com branco de zinco , com o titânio é perigoso . Oxida com o ar .
Nunca misturar com o verde Véronèse ou cores com chumbo .
Claro – bom para misturas
, dá bons cinzentos com o cobalto e o cerúleo .
Março/Marte – semelhante
às terras , transparente .
Magenta –
semi-transparente , com azul dá violeta .
Veneza/Sevilha – usar com
parcimónia pois penetra nas outras cores , secagem média .
Os vermelhos com amarelos
dão laranjas ;com laranjas dão vermelhos laranjas escuros.
As lacas devido à
sua transparência não anulam as cores que tapam. Usar de preferência em glacis
muito diluídos , perigoso misturar as lacas com outras cores . Com o branco
desaparecem .
LARANJAS
Cádmio – opaco , oleoso
.Luminoso.
Amarelo persa – opaco .
Os laranjas com verdes
dão castanhos claros , com violetas castanhos escuros . Com os vermelhos geram
laranjas escuros ou vermelhos alaranjados , com amarelos dão laranjas
claros ou amarelos laranja . Laranja
forte com uma ponta de azul dá vermelho inglês .
TERRAS
Siena natural – transparente
, castanho amarelado , secagem média e é perigosa por absorver muito óleo . Com
siena queimada dá castanho claro .
Siena queimada –
transparente , quente , secagem média , avermelhada . Boa para velaturas ,
misturas quentes e para rebater outras cores .Cor sólida,resistente à luz,cobre
bem.
Sombra queimada – cor
terra quente e avermelhada escura , permanente , estável , seca rápido .
Utilizada para sub-camadas .
Sombra natural –
permanente , semi-opaca , estável , seca bem . Castanho amarelado transparente
. Boa para misturas e sub-camadas .Suaviza azúis,amarelos e verdes.
Não aplicar terras sobre
fundos brancos .
Sépia – não é uma terra
mas um castanho escuro .
Van Dyck – é um belo
castanho escuro,s/o . Pintar só sobre superfícies bem secas para não estalar .
As terras devem ser bem
oleadas pois absorvem muito óleo.As terras escodem as cores que tapam. Nunca
empregar terras sobre zinco .
AMARELOS
Cádmio – cor forte , opaca , seca lentamente , usada
também em velaturas . Com vermelho dá laranja avermelhado ; com cobalto verde
claro .
Crómio – perigosa , pouca
permanência .
Ocre amarelo – opaco , semelhante às terras , seca bem , suave , mistura-se
bem com as outras cores , tem um forte poder colorante . Com vermelho ferro
dá um siena avermelhado , com vermelhos
dá uma gama de laranjas finos . Com o ultramarino e azúis dá verdes para paisagens . O ocre é estável , sólido ,
não se altera com o calor e a luz , rebate as outras cores , quebra os brilhos
, esverdeia o cobalto , os sienas e os negros mas cria vivacidade nos sienas e
vermelhos . Juntando ao ocre um pouco de verde e uma ponta de carmim obtemos o
famoso verdaccio dos mestres italianos . Olear bem.
Limão – clara e fria ,
seca lentamente . Com ultramarino e cobalto dá uma gama de verdes . Com rosas e
carmim dá amarelos laranjas .O limão cádmio com negros dá tons azeitona , bons
para folhagens . Com bastante azul dão verdes esmeralda . Uma ponta de limão
com carmim desmaiado dá rosas . Uma ponta de limão com azul intenso gera um
azul cobalto . Limão intenso com uma ponta de carmim dá uma cor ouro .
Nápoles – opaco , cobre
bem ,estável, um amarelo areia .Não misturar com zinco,ferro e estanho.
Os amarelos intensos com
uma ponta de negro e de azul dão verdes garrafa .
BRANCOS
Titânio – espesso , opaco
, seca bem , sólido e estável nas misturas,colora e cobre bem . Não utilizar
nas sub-camadas . Os brancos em excesso tornam as outras cores ternas ,
mortiças .Zinco – semi-transparente , secagem média,excepto quando misturado
com terras e ocre. . Cobre menos que o titânio . Pode ser empregue em velaturas
e transparências. Estável e durável , resistente à luz . Mistura-se bem com
todas as cores . Não usar nas primeiras camadas .
Transparente – bom para
suavizar as outras cores .
O branco com amarelo limão
dá um verde claro ; com amarelo cádmio um rosado ; com ocre amarelo claro ; com
siena natural um tom carne ; vermelho dá rosas ; carmim rosa luminoso ; sombra
queimada castanho terra ; esmeralda um verde pálido azulado ; com azúis dá azúis de tons suaves . Com os pretos dá
cinzentos .
NEGROS
Marfim – calcinação de
ossos,carbono,minerais.Semi-transparente ,intenso,estável, sólido, seca
lentamente . Contém azul ou vermelho.Mistura bem e dá misturas com surpresas .
Com o amarelo cádmio e o ocre dá verdes excelentes .
Lâmpada ou vela – carbono
puro obtido por combustão de lenha , de carvão ou petróleo.
Estável,fino,mistura
,colora e cobre bem.Tonalidade amarelada.
Março – óxido de
ferro,opaco,estável,mistura e cobre bem,denso.Bom para empastar e trabalhar a
espátula.
Muitos pintores recusam o
negro na sua paleta. Não é bom abusar do negro em pintura , os pigmentos por
vezes não são suficientemente sólidos e provocam rachas , além de escurecerem as outras cores
próximas .Para remediar este fenómeno muitos pintores adicionam uma ponta de
branco ou de outra cor para quebrar a sensação de ausência e vazio provocada
pelo negro .
O negro c/ultramar dá um
verde esmeralda,com Siena um “garance” escuro.
VIOLETAS
Cobalto – opaco , seca
bem . Não misturar com o ocre e ferro.
Marte/Março – opaco ,
seca bem , permanente .
Com o vermelho cádmio e o
cobalto os violetas geram violetas finos , suaves . Com o carmim e o
ultramarina dá púrpuras . Com o laranja dá um castanho escuro .
CINZENTO PAYNE
Composto de negro de março ou de carbono,cerúleo ou
indigo.Juntar verde cobalto ou vermelho de março.Cinzento frio,azulado.Bom para
modificar ou colorir outras cores. Suaviza os azúis,castanhos e verdes.
Nota final – o pintor
pinta com cores que representam imperfeitamente a realidade , apesar do
aperfeiçoamento constante das técnicas
de fabrico das tintas . A natureza é mais rica e variada que a paleta .
CORES COM MAIOR PODER DE COBERTURA
Brancos de titânio e
prata*;amarelos de nápoles*,crómio e cádmio;ocres*;vermelhão* e vermelho
cádmio;cerúleo*;verdes de crómio*,véronése*e cobalto (contêm chumbo).
CORES MAIS TRANSPARENTES
Branco e amarelo de
zinco;laca de “garance”;azúis prússia e ultramarino;verde esmeralda;siena
natural e queimada;terra sombra natural;negro de março.
As cores transparentes
não devem ser aplicadas em camadas espessas – estalam.
As cores com chumbo são
mais sicativas,como o amarelo de março,o violeta de cobalto e de março e o
cobalto.
A História das cores
Primitivas – ocre
Antiguidade –
vermelhão,cobalto,branco de chumbo,terras
Idade-Média – amarelo
nápoles,púrpura
Séc. XVIII – branco de
zinco
Séc. XIX –
prússia,cerúleo,esmeralda,violeta de cobalto,amarelo limão
Séc. XX (1908) – branco de titânio
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