terça-feira, 23 de julho de 2013

ACRÍLICO


ACRÍLICO

O acrílico é uma resina polimerisada derivada do petróleo e dos seus derivados . Foi descoberta em 1930 nos EUA e começou a ser usado na pintura de edifícios . Só a partir dos anos 50 nos EUA foi pouco a pouco ganhando o interesse para a pintura de cavalete , e em 62 pintores franceses começaram a utilizar este novo produto . Rapidamente se espalhou o seu uso e o acrílico para a pintura de arte se foi aperfeiçoando , existindo hoje uma vasta gama de marcas , cores , médios , pincéis , telas etc... exclusivos para a pintura acrílica .
O acrílico é uma matéria polivalente , tem um aspecto seco , sedoso e de um brilhante profundo e pode ser aplicado sobre quase todos os suportes – tela , madeira , contraplacado , cartão , papel , vidro , metal , plástico , cimento etc ... Convém no entanto preparar os suportes com gesso ou caparol como no óleo pois um suporte bem preparado é fundamental para uma boa pintura . Caso se pinte muito diluído deve o suporte ter alguma rugosidade , não ser muito liso . Suportes oleosos ou gordurosos devem ser evitados .
A resina acrílica é uma matéria plástica sintética resistente , estável e menos sensível à luz que as resinas naturais . Fácil de pintar e misturar seca rapidamente em poucos minutos o que torna a técnica complicada de dominar . O único diluente do acrílico é a água e , uma vez seco é resistente , fácil de limpar e dispensa mesmo o verniz . Aconselha-se mesmo assim o envernizar final com os vernizes próprios para o acrílico . Ao contrário do óleo pode ser envernizado logo que seco mas , por precaução , deve-se deixar passar pelo menos algumas horas .
O acrílico tanto pode ser usado tão líquido como a aguarela sobre papel aguarela como muito espesso à brocha ou à espátula sobre suportes proibidos ao óleo , tudo depende da quantidade de água utilizada . Tanto se pode diluir como utilizar como sai do tubo ou juntar médios para empastar .
O acrílico como seca rapidamente permite continuar a pintura com novas capas no imediato , tantas quantas se desejar e forem aconselháveis para o suporte . As veladuras não oferecem dificuldade , é uma questão de mais ou menos água . Ao contrário do óleo podem-se alternar capas finas e espessas sem problemas .
Um material indispensável para a pintura acrílica é um borrifador para manter húmida quer a tinta saída do tubo e posta na paleta quer a própria tinta aplicada no suporte caso seja necessário . A rapidez de secagem  exige rapidez de execução , pintar com rapidez é o segredo e , como na aguarela , não permite arrependimentos . Mas , o que não é possível na aguarela , uma vez seca pode-se repintar .
A técnica de pintar não é diferente da do óleo assim como tudo o que é relativo à teoria das cores , composição , etc..
O acrílico é um excelente produto para as técnicas mistas , com o óleo , com o pastel , com vinílicas , com a aguarela .
A grande vantagem do acrílico sobre o óleo é a sua solidez , a garantia que não estala ou racha , a capacidade de suportar diferenças de temperatura sem problemas , insensível à humidade , fácil de transportar . O óleo no entanto permite acabamentos e "nuances" difíceis de obter com o acrílico .

TINTAS
As tintas acrílicas existem em tubos , potes e frascos de vidro ou plástico em diversos tamanhos de acordo comas superfícies que se pretendem pintar . O tubo contém  acrílico em pasta parecido à consistência do óleo ; nos potes e frascos o conteúdo é mais cremoso , bom para as misturas e para grandes superfícies . A dos frascos diluem-se muito bem na água e facilitam a pintura em aerógrafo . Em geral o acrílico é mais caro do que o óleo . Em relação à qualidade temos os extra-finos , os finos e os de estudo .  A gama de cores comercializada é hoje muito extensa e variada , para além das cores normais existem os acrílicos de cores metálicas que permitem obter tons metal , os fluorescentes e os iridescentes ou de pérola .

MÉDIOS
A gama de médios é muito vasta e estão sempre a aparecer novos produtos que se misturam bem , não alteram as cores , criam condições para novas técnicas e utilizações quer nas texturas , na obtenção de relevos etc... Os médios são brilhantes e mates e em geral aplicam-se misturando 20% de médio e 80% de acrílico . Alguns exs :
Retardadores – retardam o tempo de secagem permitindo mais tempo para executar a pintura ;
Estruturantes – servem para adensar a pasta e podem ser misturados em proporções até 50% sem alterar a cor , dando maior volume à pasta ;
Veladuras – a pasta torna-se  mais fluída e transparente , são adesivos bons para colagens ;
Modeling past – médios que de grande poder adesivo que dão pinturas em relevo , permitem as colagens e a mistura de areias , serradura , pó de mármore etc ... para se obter efeitos de matéria , chamados morteiros ;
Fluorescentes e iridescentes – produzem efeitos especiais quando misturados à pasta ;
Gesso acrílico – bom para preparar os suportes e também para misturar com a cor para a encorpar . Existem em branco , negro ou coloridos ;
Verniz – brilhantes , mate e anti-UV . Servem para proteger a pintura e aplicados em camadas finas realçam as cores ternas , dão um ar acetinado à pintura . O anti-UV filtram os raios ultra-violeta reforçando a solidez das cores o que é bom para pinturas que fiquem muito expostas à luz ou de exterior .

PINCÉIS

O acrílico aceita todo o tipo de pincéis mas é preferível usar os próprios para o acrílico . A resina do acrílico estraga mais o pincel que o óleo , este conserva melhor os pelos . Os sintéticos e as sedas são os mais usados por serem firmes , resistentes e elásticos .
Quando se trabalha com o acrílico tipo aguarela ou em pormenores ou acabamentos finos os suaves de marta  ou afins são os mais indicados. Como o acrílico seca com grande rapidez  é necessário sempre que não se esteja a usar o pincel mergulhar o mesmo em água mas sem que o pelo toque o fundo . O melhor é ter um recipiente com bastante água à mão para dar uma lavadela ao pincel mal se deixe de usar .
No final devem ser lavados com água morna e sabão de marselha , e postos a secar com os pelos para o alto . Caso por descuido tenham secado ou as virolas estejam com tinta seca deve-se limpar com álcool .



Sem comentários:

Enviar um comentário