quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

MAIS 287,7%

Afastado de VRSA desde finais de Julho tive a surpresa de verificar, no regresso por alguns dias, que a Câmara Municipal me aumentara a factura da água do meu atelier de 14,55 € para 41,86 € mensais, isto é mais 287,7 %.
É engano, pensei, isto é absurdo.
Fui hoje aos serviços (dia 26 de Janeiro) e, para meu espanto, não era engano, passa a ser mesmo assim, são mais 327,72 € anuais. Mais, segundo o funcionário que me atendeu é natural que venha ainda a subir, podendo vir a aumentar umas dezenas de euros mensalmente. Inacreditável.
Sinto-me espoliado.
Esta "actualização de tarifas" foi aprovada pela Câmara a 29/10/10, e pela Assembleia Municipal a 29/10/10.
Pode ser tudo "legal", fruto de leis do governo e de sábias "aprovações" municipais, mas aumentos de cerca de 300% de um dia para o outro são uma violência e um ir abusivo ao bolso do cidadão.
Segundo percebi pelas explicações dadas foi a eito, sem diferenciação, aplicado igualmente a tudo que não é doméstico desde um pequeno atelier como a uma empresa com significativa dimensão.
Ora o atelier em causa, local do meu hobby que é a pintura, que não tem porta aberta nem é um estabelecimento comercial, pouco água uso para além de lavar as mãos, pois os pincéis têm produtos de limpeza próprios.
Comprei hoje no Pingo Doce um garrafão de água do Fastio por 1,08 €. Ora com 41,86 € mensais posso comprar 38,76 garrafões.
Face a isto só tenho duas soluções: ou começo a pedir por um quadro meu preços semelhantes à Paula Rego, o que não vai ser possível, ou desligo o contador e passo a lavar as mãos com água mineral.
Não tenho outro remédio, vou optar pela segunda solução.

Sem comentários:

Enviar um comentário