quinta-feira, 1 de agosto de 2013

OS ALKYDES

ALKYDES & VINÍLICAS

A pintura alkyde é uma técnica recente, fruto dos progressos realizados pela química moderna, é uma composição à base de álcool e ácidos, resinosa, originando uma matéria brilhante e aveludada que seca com rapidez, muito mais que o óleo e menos do que o acrílico. Em geral leva algumas horas para secar (4 a 6), e a qualidade de acabamento é semelhante à do óleo.
Esta característica permite trabalhar o alkyde como o óleo frais sur frais, o que é importante para o trabalho de fusão, nos acabamentos, nos trabalhos de precisão etc... Uma vez o trabalho terminado seca totalmente entre 18h a 24h, dependendo da espessura das camadas e da temperatura ambiente. Tal permite aplicar o verniz de retoque um ou dois dias após a secagem e o verniz final um a dois meses após a finalização.
Esta técnica possibilita também, caso se queira, repintar o quadro desde que seco.
O alkyde responde assim à necessidade de se pintar mais depressa sem perder a qualidade e as características da pintura a óleo.
Não mais problema com sicativos e os conhecimentos necessários para bem os utilizar. O alkyde tanto pode ser aplicado como uma técnica autónoma como se pode misturar sem problemas cores alkydes com as cores a óleo diminuindo o tempo de secagem destas. O alkyde é, em geral, mais barato de que o óleo.
Para além dos suportes tradicionais para a pintura a óleo o alkyde pode ser aplicado sobre o metal ou sobre gesso ou estuque, desde que estes suportes estejam desengordurados e possuam alguma rugosidade.
Em relação aos médios o alkyde aceita sem problemas os médios do óleo embora existam médios próprios como o Liquin, líquido, que torna a pasta mais fluída, o Wingel gel, que torna a pasta mais untuosa e o Oleopasto, gel espesso para encorpar.
Tal como no óleo o gras sur maigre tem de ser respeitado para secar bem e evitar estalar.
Os pincéis para o óleo servem perfeitamente para a pintura alkyde.

O VÍNIL pareceu pela primeira vez em 1955, em França. É uma técnica que usa a água como solvente, resistente, mate, seca rapidamente mas menos do que o acrílico, com bom poder de cobertura. É muito apreciada pelos decoradores, maquetistas, ilustradores e restauradores e cada vez mais utilizada na pintura artística. Uma vez seca possibilita novas camadas sem risco de perder qualidade. Permite as veladuras e o aerógrafo.
É uma técnica autónoma e não permite misturas com o acrílico, com menos poder de cobertura e mais transparente. Pode ser aplicada sobre qualquer suporte, inclusos o barro e o tecido. É um material relativamente caro.
Existe uma gama larga de cores, algumas florescentes. Pode ser utilizado na preparação de fundos para a pintura a óleo.



Sem comentários:

Enviar um comentário