quarta-feira, 10 de julho de 2013

A COR





A COR
A cor é luz . Tudo absorve ou reflecte a luz . Quando a absorção é total temos o negro e o branco quando toda a luz é reflectida . O brilho em pintura é feito com o branco ou o amarelo ( máxima intensidade ) . As cores são pois o resultado da absorção e reflecção da luz . Na pintura a cor é luz mas a luz tira a cor ou desperta a cor , depende da intensidade . Sem luz não há cor .
A luz é a sensação produzida pelas ondas na nossa retina e medem-se em nanómetros.
A luz natural é ,em princípio,branca ,mas contém todas as outras como provaram Newton  e Thomas Young .
O Arco-íris apresenta : púrpura , vermelho , amarelo , verde  escuro , azul cião , azul escuro.
O espectro apresenta : púrpura , carmim , vermelho , laranja , amarelo , verde claro , verde esmeralda , azul cião , azul ultramar , azul intenso ou roxo violeta ,azul escuro .
A luz depende da intensidade e da atmosfera que influi sobre a mesma como um filtro
( por ex. , a distância interfere na clareza dos diferentes planos e azula no horizonte ) .
Os antigos desconheciam a teoria das cores mas resolviam o problema da profundidade de um quadro colocando no primeiro plano castanhos , no segundo verdes ou amarelos e no fundo azúis.
A luz que em princípio é branca é influenciada pelo local( as cores próprias das coisas) ; tonal ( efeitos da luz e sombra ) ; ambiente ( as reflectidas pelos corpos próximos ) .
Estas considerações são importantes para se construir as sombras em pintura . A sombra tem a cor própria , a cor complementar  “ foncée “  e o azul ( mais o reflexo das que a rodeiam ) . Uma luz fria intensifica as cores frias e as quentes são neutralizadas , uma luz quente produz  o inverso . As cores própria e as projectadas são influenciadas pela qualidade da luz – se esta é quente as sombras serão mais frias e vice-versa .
A luz é diferente no verão  e no inverno . Num dia quente e num dia frio , de manhã é em geral branca azulada ou rosada , ao meio-dia amarelada ou branca amarelada , à tarde alaranjada  e ao anoitecer azulada  ( o pôr-do-sol oferece espectáculos diferentes conforme a época do ano , céu limpo ou com nuvens etc ... ) .
As cores são quentes ou frias ( temperatura ) . As quentes aproximam e o vermelho é a predominante,ocupando no círculo cromático desde o púrpura ao verde claro-vermelhos laranjas , amarelos , ocres , terras (castanhos ), azuis violetas , magentas , verdes com grande proporção de amarelo. Quanto mais uma cor está saturada e luminosa mais quente parece .
As frias afastam  e o azul é a dominante e vão dos verdes aos violetas - azuis , verdes , verdes azulados , os cinzentos azulados , violetas azulados .
Também se considera os violetas , os verdes claros  e certos cinzentos como cores neutras pois tanto podem ser frias ou quentes , depende do envolvimento das outras e da maior ou menor intensidade do vermelho , do azul e do amarelo .
Uma cor fria ressalta mais no meio de quentes e vice-versa . Um aspecto a ter em consideração na elaboração dos fundos . Quanto mais quente for a luz e mais fria a sombra mais intensa parecerá a luz .
É importante saber aquecer ou arrefecer o modelado ou no geral , saber dosear os tons quentes e os frios , colocá-los ao lado uns dos outros etc...Nas paisagens em geral os tons são quentes no primeiro plano e arrefecem até ao horizonte .
As cores têm nuance ou valor,depende do grau de intensidade cromática – claro/escuro,
luz/sombra.O claro/escuro , o contraste , é importante na pintura .Uma cor clara parece mais clara no meio de outras escuras e vice-versa ,saiem reforçadas em intensidade .    A dissonância  pode criar elementos de riqueza e vivacidade . Podem-se justapor as mesmas cores , por ex . um laranja quente ao lado de um frio .
Na pintura , designadamente na paisagem é por vezes necessário acentuar e exagerar em relação à natureza . A pintura não é fotografia .
Grau de valor : branco,luz forte,claro,claro baixo,médio,médio escuro,escuro,escuro baixo,negro; ou ainda branco,amarelo,amarelo-laranja e amarelo-verde,laranja avermelhado e azul esverdeado,vermelho e azul,vermelho-violeta e azul-violeta, violeta e negro.
Por ordem de intensidade da luz podemos ordenar as cores ( a paleta ) : branco,ocre, cádmio amarelo claro,cádmio amarelo escuro,viridiam,vermelhão,carmesim,violeta cobalto , azul cobalto , ultramarino , siena natural , terra de sombra queimada , siena queimada , vermelho de veneza , negro .
As cores têm gravidade , peso , este aspecto conta na composição do quadro .
As cores podem ser primárias , secundárias ,terciárias etc . As primárias não se podem obter a partir da mistura de cores mas misturando as primárias  todas as outras se podem obter .As primárias são o vermelho o azul e o amarelo e o branco na síntese subtractiva.
Todos os corpos acabam por ter as três primárias mais ou menos acentuadas .
 Misturando em partes iguais o vermelho com o amarelo obtemos o laranja ; o vermelho com o azul dá o violeta ; o azul com o amarelo dá o verde  etc ...
No círculo cromático estão de tal maneira dispostas que as que se opõem directamente são complementares e as adjacentes à complementar de uma cor são as complementares indirectas . As complementares ao lado uma da outra valorizam-se , dão brilho e  frescura , permitem criar harmonias .A complementar de uma cor nunca participa na mistura . Ex. : o amarelo é a complementar da mistura do vermelho com o azul .
As cores vizinhas são harmónicas .A consonância ,a harmonização melódica das cores, a gama ( sucessão ordenada de cores ), é um aspecto importante e consegue-se como regra a partir da cor dominante mais as vizinhas e a complementar da dominante ou ainda das vizinhas da complementar da dominante , são os chamados trios ou quintetos harmónicos . As complementares podem ser divididas, ex. opondo a um vermelho um amarelo esverdeado ou um azul esverdeado ou os dois ao mesmo tempo .Toda a cor projecta a sua complementar , aspecto a ter em conta nas sombras .
No concreto do acto de pintar ainda existem as cores rompus ou neutras , as quais resultam da mistura em partes desiguais de duas complementares , com ou sem a ajuda do branco . São cores ternas , mais baças mas importantes  por vezes na obtenção da atmosfera de um quadro , usadas pelos paisagistas para os planos mais afastados. Podem ser quentes ou frias conforme a mistura . Duas complementares misturadas em partes iguais dá um negro ou um cinzento escuro , a tirar para o negro .
Os cinzentos , quentes ou frios , acentuam as cores vizinhas , servem de transição entre duas cores ganhando tons das duas .
A cor é sobretudo uma questão subjectiva e psicológica pois quando falamos de quentes ou frias falamos de sensações. É uma questão de gosto muito pessoal – existe até um método em psicanálise de através das cores conhecer melhor o carácter do paciente .A cor sempre foi associada aos sentimentos e às acções dos homens e são ambivalentes pois têm sempre o seu contrário . Os vermelhos e os laranjas avermelhados estão associados a imagens excitantes,sensuais ou revolucionárias , à força ,à paixão, ao coração, ao ardor e à beleza , à vitalidade impulsiva e generosa . O vermelho é a primeira cor que um bébé reconhece . É a cor das festas populares , representa o Verão e o Sul .Também representa a combustão , o perigo derivando no fumo negro e na morte ; os amarelos e os laranjas amarelados são cores tónicas , de dinamismo e vitalidade . Cor expansiva e ardente  ligada ao Sol e ao Ouro , à inteligência  , à sabedoria , a juventude , une o pensamento e a acção . O seu reverso simbolisa o orgulho e a traição ,  a infidelidade , o enxofre é Lúcifer . É o Outono e o Oeste ; o verde representa a esperança e a imortalidade , a fecundidade , é repousante , tonificante , refrescante . Elo de ligação entre as quentes e as frias . Todo o verde esconde um vermelho em si . Simboliza a Primavera e o Leste ; o azul a cor do céu e do ar , abre e  aligeira os objectos , acalma mas não tonifica como o verde, é a pureza , o sonho e a inteligência .É a mais imaterial e a mais fria das cores . Também significa a passividade e a tentação . Simboliza o Norte e o Inverno ; o rosa doçura e bem-estar ; o laranja é a mais tónica das cores , alegria e a intimidade ,a sabedoria e a inspiração mas também o adultério e a  dissimulação; o branco a pureza virginal , a ingenuidade , a serenidade , a felicidade . É a cor do silêncio e a cor do Leste antes da aurora . Também é a cor fria da morte ; o violeta a tristeza , a gratitude , a reflexão e o espírito ; o negro  é a sombra , a obscuridade , a noite , negação da vida , o luto ; o castanho também é associado ao luto , à decomposição da flora , à queda das folhas .                                                                      A conjugação das cores são usadas para atmosferas calmas e repousantes ou dinâmicas e estimulantes .
As quentes provocam satisfação , emoções , criam tensão , produzem sentimentos de alegria e sol . As frias são calmas , repousantes , dão atmosferas maravilha .
Ao dizer-se que existe harmonia melódica das cores está-se a dizer que um quadro é como uma composição musical . São linguagens que se interferem . Cientistas estabeleceram que o Dó é vermelho , o Ré laranja , o Mi amarelo , o Fá verde vivo , o Sol azul ,o La indigo e o Sí o violeta .
Um quadro não é literatura , é beleza e nem sempre obedece à razão da lógica . É uma composição com um ritmo geral que serve de base e ligação entre os diferentes elementos do quadro .É um conjunto e não um pormenor .
Está provado que a cor  influencia o organismo humano e pode servir de terapia para muitas doenças ( como a música ) . As cores e os sons são a linguagem da alma do mundo , dizia Rudolf Steiner  que “ a luz  é a espiritualidade da cor e esta o elemento corporal da luz . O espírito é uma luz em fusão e o corpo uma luz solidificada . Goethe , no seu Tratado das Cores afirmou que “ a luz governa o Físico , o Espírito e a Ética . São as supremas energias indivisíveis que pulsionam o pensar “, e “ as cores criam estados de alma particulares “ . A terapia pela aplicação das vibrações das cores  é um tratamento  medicinal que existiu em várias civilizações e retomado modernamente pelo Dr. Dinshah Ghadiali . Segundo as experiências feitas a forma de agir das cores é a seguinte :
Escarlate – tónica , estimula os rins , é afrodisíaca ;
Vermelho – tónica , relação forte com a terra e a matéria ;
Laranja – dinâmica , estimulante e activa , antidepressiva em especial no inverno nos dias cinzentos . Estimula as vísceras e o sistema moscular ;
Amarelo – solar , radiosa ,estimula o sistema nervoso e intelectual , excita o sistema digestivo ;
Limão – estimula o cérebro , anti-tóxica , fortalece os minerais do organismo ;
Verde – é uma cor chave . Reequilibra o ritmo do organismo , o coração e a respiração .
Anticéptica , ajuda à reconstituição dos tecidos , antitumoral . Reequilibra os excessos do vermelho e do azul ;
Turquesa – favorável à pele , anti-inflamatória poderosa , acalma as irritações e as queimaduras ;
Cião – facilita as relações ,calmante , anti-inflamatória e analgésica . Neutraliza o vermelho ;
Indigo – calmante , analgésica , antidiarréia , hémostática ;
Azul – cor do espaço e da distância , estrutura , concentra e organiza . Domina  a parte alta do organismo , comanda e integra as informações do sistema sensorial . Calmante , reduz as funções cardíacas e respiratórias . Em excesso deprime ;
Púrpura – ou violeta , relaxa e facilita o sono , deprime o sistema arterial mas regulariza o sistema circulatório . Acalma a líbido ;
Magenta – ou fucsina , complementar do verde , equilibra e acalma as emoções . Liga o que está separado ;
Branco –  protectora , reflecte todas as vibrações da luz . Interiormente reenvia a energia mas deprime pela ausência de estímulos coloridos ;
Ouro – cor e metal solar , amplifica as vibrações de tudo o que toca ;
Negro – morte , fim de ciclo , prelúdio de renascimento . Marca o fim da adolescência antes da integração profissional . Exprime a elegância suprema .Absorve o calor , a luz , as ondas , não reflecte nada .Em excesso deprime ou usada longamente .
Na tela a mesma cor deve eatar em vários lados para equilibrar a tela.

O pintor continua um artesão como há séculos e é o seu próprio executante .
Eugène Chevreul ,um cientista françês que estudou as cores e criou o círculo cromático, elaborou em 1830 algumas regras que tiveram uma grande influência sobre os impressionistas e deram um contributo importante para a pintura moderna . Estas regras continuam válidas e resumem-se essencialmente no seguinte :
-       uma cor projecta sobre o matiz vizinho a sua própria complementar ;
-       uma cor deve ser clareada com a sua mais próxima mais clara do espectro e escurecer com a sua mais próxima mais escura ;
-       todas as sombras têm a sua própria cor em tom mais escuro , a complementar e o azul ;
-       um branco ao lado de uma cor sobe-lhe um tom ;
-       um negro ao lado de uma cor baixa-lhe um tom ;
-       um cinzento torna-a mais brilhante e deve ser tintado com a complementar da cor justaposta ;
-       uma cor foncée ao lado de uma clara eleva o tom da escura e baixa o da clara ;
-       justapor duas cores de tons diferentes cria o “claro-escuro” ;
-       uma cor na tela deve ter sempre no espaço que a envolve a sua complementar ;
-       criar negros e cinzas com duas complementares mais duas complementares , ou 50% de branco e 50% de negro .
A cronobiologia estuda as cores.

Sem comentários:

Enviar um comentário