sábado, 13 de julho de 2013

PINTURA A ÓLEO


PINTURA A ÓLEO
A pintura a óleo nasceu na Flandres no século XV e tudo indica ter sido Jan Van Eyck o primeiro a utilizar o óleo de linho e o óleo de nozes para dissolver os pigmentos . Esta descoberta iria revolucionar toda a pintura até aos nossos dias . A nova técnica foi guardada em segredo e espalhou-se lentamente por toda a Europa , de tal forma que foram necessários mais de quarenta anos para Antonello da Messina a introduzir em Veneza .
O quadro reproduzido acima é considerado o primeiro quadro pintado a óleo, em 1434, do casal  Arnolfini, mercadores venezianos. Por isso toda a pintura anterior a esta data não é a óleo, é a tempera e outras técnicas. A existência da nova técnica provocou uma autêntica guerra entre os pintores flamengos que conservavam o segredo e os italianos, chegando a haver espionagem, assaltos e mortes para se obter o segredo. Consta que foi um auxiliar de Jan Van Eyck que terá ensinado a Antonello da Messina  a nova técnica.
Jan Van Eyck que estava ao serviço do Duque de Borgonha veio a Portugal para pintar o retrato da Infanta Dª. Isabel, prometida do Duque, mas que aproveitou a situação para copiar cartas náuticas portuguesas secretas que transportou para Bruges.
A revolução industrial do século  XIX ao inventar o óleo em tubo permitiu a pintura fora do atelier  e, progressivamente, veio a liquidar os ateliers tradicioinais dos grandes mestres  e com eles a perda das receitas da fabricação tradicional das cores . Igualmente se perdeu uma aprendizagem lenta mas sólida da profissão que as escolas não substituiram . A pintura e o pintor tornan-se individualistas, as melhorias e as inovações técnicas e científicas  das cores fabricadas pela indústria assim como uma gama cada vez maior de cores e de médiuns no mercado permite novas técnicas de pintura,  novas escolas e correntes mas o pintor perdeu o domínio dos materiais que utiliza , já não sabe como se fabricam o que por vezes causa danos ao trabalho com  consequências desastrosas nas obras pouco tempo depois de pintadas .
TELAS






Com as telas passou-se o mesmo fenómeno – compram-se hoje no mercado já prontas ,
montadas em châssis e untadas ( preparação gordurosa para o linho e magra ou universal para todo o tipo de utilização ).
Existem telas de linho, algodão ,  juta , polyester (sintéticas) e mistas (algodão/polyester etc.). O linho , descoberto e utilizado há 7000 anos é o material mais seguro , resistente , não deforma , quase insensível às variações higrométricas .
Conhecem-se pinturas sobre linho com 4000 anos. É com os pintores venezianos da Renascença , em particular Ticiano , que a tela deixa de ser marginal .
As telas de polyester tecido são igualmente um excelente material equivalente ao linho.
A tela não deve apresentar defeitos , nós , deve ser uniforme  e os fios da trama estarem bem direitos . As telas devem ter 2 a 4 camadas finas de preferência a uma espessa .
As telas ditas universais estão untadas de forma a receber qualquer tipo de pintura excepto aguarela .
Apesar de virem já preparadas é conveniente usar gesso acrílico ou caparol antes de colocar o óleo do tubo , ou limpar com terebentina para impedir que a gordura do reboco viole a regra do gras sur maigre .
As telas podem ser de grão fino , médio ou grosso conforme o tipo de tecelagem . Existem em formato standard que vão do 0 ao 120 e em três tipos : retrato/F , paisagem/P e marinha/M .
Antes da tela pintava-se essencialmente sobre madeira de carvalho , álamo/choupo ou acaju .
Hoje o contraplacado é um excelente material para se pintar tendo no mínimo 6 mms de espessura e deve ser rebocado dos dois lados para não se deformar.
PREPARAÇÃO DAS TELAS
Cada um prepara as telas à sua maneira , não há regra fixa . Pode-se começar por dar uma lixadela ou uma camada  fina de gesso ou caparol e depois lixar e dar uma camada de gesso mais espessa , ou ainda nas telas para óleo primeiro limpar com terebentina e depois dar gesso etc ...O objectivo é garantir uma boa base , o menos porosa e absorvente possível que permita longevidade à pintura . O gesso é absorvente  pelo que pode absorver directamente o óleo da primeira camada para o fundo e vir a provocar o estalar da pintura.                                                                                                    
INICIAR A TELA
Após a preparação da tela  esboçar ou desenhar o tema a pintar . O desenho é uma imagem sem cor . A linha não existe na natureza . O desenho e a pintura são linguagens só compreensíveis pelo homem .
Tudo na natureza se pode resumir em formas geométricas .
O grego Zêuxis tinha por ideal  pintar uvas tão reais que os pássaros viessem debicálas.                                                                                         O método mais clássico consiste no uso do carvão e limpar com um trapo limpo para tirar o excesso de carvão e depois passar o desenho com óleo bem diluído em terebentina . Uma alternativa é usar acrílico em vez do óleo na passagem do desenho a limpo .
Para desenhar ou fazer a esquadria quando a mesma se revela necessária para além do carvão usa-se a sanguínea ou o giz quando o fundo é de cor . Nunca usar o lápis pois o chumbo do mesmo é difícil de fazer desaparecer e tem a tendência de ser visível sob o óleo ou o acrílico , mais no primeiro que fica transparente com o tempo.
Para desfazer e limpar o desenho a borracha aconselhada é a de “miga de pão”.
Há pintores que usam o lápis aguarela para desenhar e depois passam acrílico sobre o desenho . Outra forma de trabalhar é depois de feito o desenho e de se ter o mesmo passado a limpo dar uma camada de acrílico branco ou caparol sobre a tela ,desde que não se tenha  feito o realce com óleo diluído em terebentina (regra do gras sur maigre) . Este método tem a vantagem de limpar bem a tela sem perder o desenho que fica bem visível sob a transparência do acrílico branco ou do caparol ou mesmo do gesso .
Pode-se depois passar de novo o desenho sobre esta capa , o que no caso do retrato ou outra pintura que exija grande precisão pode ser recomendável .
Algumas observações : seja qual for o tema a desenhar deve haver alguns cuidados no seu enquadramento . Deve ter espaço e respirar . Escolher um ponto de observação e mantermo-nos nele  pois no raio visual  tudo é mais vivo e esbate-se quanto mais se fasta  ( saber conduzir o olhar ) . Considerar os pontos de fuga , as linhas de fuga e a perspectiva . A secção áurea (0.618 ). A composição ( L, triângulo, etc.). Os diversos planos e a linha de horizonte (3/4 ou ¼ ) . Anotar desde o princípio os pontos de luz e sombra . Procurar o equilíbrio das massas . Escolher se a tela deve ser pintada horizontal ou vertical . Vertical dá energia e força, caso dos retratos.. Horizontal calma e profundidade, por exemplo nas paisagens. O tamanho da tela deve ser adequado ao tema. Mas, como tudo na vida, as regras não
 são leis imutáveis, e sem as transgredir não se evolui.
Exemplos de como dividir a tela com o nº d´oiro








                                                                                               TÉCNICAS/MÉTODOS
A(s)  primeira(s) demão , o manchar a cor , deve ser com o óleo diluído em terebentina e a(s) seguinte(s) gradualmente mais rica(s) em óleo (gras sur maigre). Quanto mais fluída é a tinta melhor se aplica .
Cada camada de óleo tem de secar bem antes de levar nova camada de pintura e é por isso que a pintura a óleo é lenta . A excepção é quando se pinta  alla prima pois o óleo quando fesco aceita sem problemas nova camada que se mistura com a anterior mas, mesmo neste caso , respeitar sempre o gras sur maigre .
Primeiro molhar o pincel no médio , depois na terebentina e então recolher a cor e pincelar a tela . Pode-se aplicar a cor e misturar directamente na tela ou prepará-la préviamente na paleta .
Os pincéis devem ser utilizados de acordo com a superfície a desenhar ou pintar . Utilizar pincéis próprios para óleo ou acrílico .
Hoje muitos pintores para evitar a espera da secagem do óleo começam com acrílico e continuam com este e os acabamentos são feitos a óleo . É uma técnica segura , mais rápida e respeita inteiramente o gras sur maigre . Os alkydes e os vinyl são técnicas novas que secam mais rápido que o óleo mas não tão depressa como o acrílico .  São técnicas autónomas que se regem pelos mesmos princípios do óleo , podem ser feitos quadros inteiramente com elas ou dar as primeiras camadas e depois terminar a óleo uma vez que secam mais depressa que este . São também compatíveis com o acrílico .
Desde o princípio , desde as primeiras pinceladas , qualquer que seja a técnica , dar as formas , o volume e as sombras. As pinceladas devem ser direccionadas para modular as formas ,constructivas .
Escolher a direcção da luz , a paleta de cores (quente ou fria ) , a harmonia das cores , procurar dar a atmosfera ao quadro {manhã , tarde , luz adequada ao tema (cromatismo)etc...)] . A gravidade (peso das cores),o equilíbrio das massas e das cores. Respeitar os planos tendo em conta que o primeiro plano é sempre mais nítido e preciso que o segundo e este mais que o terceiro e assim sucessivamente . Não esquecer que o ar é um filtro e azula com a distância .
É importante não começar a pintura sem ter uma ideia o mais precisa possível do que se vai fazer . É sempre útil ter um esboço com as cores pretendidas , para orientação . Não confiar na intuição ou na inspiração , nada nasce ao acaso . O resultado final é sempre diferente do esboço , um quadro  é uma construção mas precisa de uma bússola .
A  pintura é imóvel mas deve ter dinamismo e sensação de acção .
Nas passagens , transição , evitar contornos duros ou demasiado esbatidos que apagam os contornos . Nunca prolongar a cor para além do contorno .
A linha de horizonte é um aspecto importante a ter em conta , por ex. na paisagem . Se está alta o céu é pequeno , se está baixa o céu tem muita força , depende da intenção que se quer dar ao quadro . Se existem figuras humanas os olhos devem ficar ao nível da linha do horizonte , excepto quando a perspectiva é aérea mas mesmo neste caso depende da perspectiva dada .
Na pintura oriental procura-se o eterno , na ocidental o momento .
No próxima nota a publicar vamos falar de algumas técnicas de pintura.

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